23.6 C
fpolis
23.6 C
fpolis
terça-feira, 30 janeiro, 2024

Revezamento Volta à Ilha retorna a Florianópolis neste sábado

Brasil – SC – Florianópolis, 12/04/2014Volta a Ilha - ASICS – 2014Foto: Anderson Pinheiro
Últimas notícias

Mais de 3.600 corredores vão tomar conta de cada canto da Ilha da Magia neste sábado, 1. Eles participam da 26ª edição do Revezamento Volta à Ilha. São mais de 350 equipes, de todas as regiões brasileiras, que têm como objetivo superar os 140 km do percurso que contorna a ilha da capital catarinense. O evento em Florianópolis é uma prova tradicional no calendário de corridas do Brasil e a maior corrida de revezamento em extensão da América Latina.

Tudo começa na altura do Trapiche da Beira-Mar Norte. As largadas iniciam às 4h15 deste sábado e vão até às 7h30, realizadas a cada 15 minutos e conforme categoria. Equipes de elite e veteranas por idade têm 8 integrantes, as de participação contam com até 12 atletas e ainda haverão mais de 15 duplas. Em todas as categorias, os participantes se revezam ao longo dos 19 trechos que perfazem os 140 km para uma volta completa na Ilha. Os trechos têm distâncias variadas, de 4 km a 16 km, bem como diferentes dificuldades.

Do local da largada, as equipes partem no sentido Norte da Ilha. Ao alcançarem a Ponta das Canas, os atletas correm no sentido Sul até o Pântano do Sul e iniciam o retorno à Beira-Mar Norte, passando pela Costeira do Pirajubaé. As equipes passam por trechos com estradas de terra, trilhas de mata atlântica, banana boat, montanhas, dunas e 20 praias de Florianópolis. O fluxo de veículos não será impactado com fechamento ou bloqueios. Em pontos com travessias de vias específicas haverá suporte das polícias Militar e Rodoviária.

“Desde a primeira edição, em 1996, o Revezamento Volta à Ilha acompanha o crescimento de Florianópolis sem perder sua essência. O percurso com 140 km reúne desde pontos simbólicos da cidade, como Santo Antônio de Lisboa e o Ribeirão da Ilha, e também trechos em trilhas por dunas e mata atlântica e, claro, grande parte das praias. Sempre com o objetivo principal das equipes darem uma volta completa na ilha”, afirma Carlos Roberto Duarte, realizador e diretor-geral do Revezamento Volta à Ilha.

Das 350 equipes participantes nesta 26ª edição, a maioria é catarinense. Pouco mais de 35% delas são de Santa Catarina. O segundo estado em origem das equipes é São Paulo, que corresponde a quase 25% do total. A equipe que fez o maior deslocamento para participar do Revezamento Volta à Ilha 2023 é a Sem Limites, de Palmas, no estado de Tocantins, na Região Norte.

A programação da 26ª edição do Revezamento Volta à Ilha começa dois dias antes da largada. A partir de quinta-feira, 30, os coordenadores de equipe fazem a retirada dos kits do seu grupo. A entrega de kit é no Majestic Palace Hotel, a alguns metros do local da largada. A retirada acontece das 10h às 21h na quinta e também na sexta-feira (31), no mesmo horário. Como é tradição a cada ano, os grandes pilares na entrada ao hotel na Beira-Mar Norte estarão adesivados com fotos de atletas em edições anteriores.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Parque temático com aventura pré-histórica é sucesso de público em Florianópolis

Opções de lazer para as crianças se divertirem com segurança? É no Floripa Shopping! O Parque temático Jurassic Land...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }