A programação deste final de semana do Natal na CNN Brasil tem atrações para gostos variados de cozinhas diversas, com os episódios das do CNN Viagem & Gastronomia, Jornadas Culinárias e Entre Mundos, nos dias 24 e 25. Os programas serão transmitidos na CNN Brasil, YouTube e no Prime Video.
O “CNN Viagem & Gastronomia”, exibido no sábado, dia 24, às 21h, desembarca em um paraíso mineiro, muito além de um hotel-fazenda: a Comuna do Ibitipoca. Daniela Filomeno traduz as experiências de um destino de quem busca dias de sossego e total isolamento, mas também vivências radicais e sensações únicas.
Próxima ao município mineiro de Lima Duarte, a Comuna do Ibitipoca traz a nostalgia das antigas fazendas com a perfeita tradução do luxo, sem perder a simplicidade e o charme em meio à natureza. Trata-se de um projeto ambiental com proposta de sustentabilidade, responsabilidade social e vida no campo.
Na gastronomia, o chef Mateus Abdo – no comando do restaurante Yucca – prepara uma paella de legumes orgânicos, no fogão à lenha, com alimentos ali mesmo produzidos. A proposta da cozinha vegetariana é diminuir o consumo de proteína animal.
Daniela Filomeno recebe ainda o apresentador e ator Otaviano Costa para uma conversa sobre viagens e sabores à mesa. Ele conta sobre um dos momentos mais marcantes que vivenciou na Rússia, no Museu da Vodka, em São Petersburgo, ao lado da esposa, a atriz Flávia Alessandra.
Logo em seguida, tem o Jornadas Culinárias, exibido às 21h45. Na atração, são abordados dois destinos bastante peculiares, e dois chefs com trajetórias muito diferentes. O renomado René Redzepi, do Noma, em Copenhague, na Dinamarca, vai viajar até a Turquia para buscar as origens de um doce que lembra sua infância: a baklava, feito de massa filo, recheado com uma mistura cremosa de leite de cabra, semolina e pistache. E, para isso, ele conhece uma tradição que envolve uma massa superdelicada e seus segredos.
Indo ainda mais a Leste, a atração chega às Filipinas, onde a chef Margarita Forés sai da capital, Manila, rumo à Ilha de Negros, uma das muitas que compõem seu país, para falar do açúcar na cultura alimentar filipina. Mas nem só de doces vive a culinária de lá. Uma reserva ecológica da região ajuda a cultivar um item essencial para o chamado kinilaw, uma versão filipina do ceviche.
Já o episódio inédito do Entre Mundos, que será transmitido no próximo domingo, 25, percorre o multicultural distrito do Queens, em Nova York. Como um dos cinco distritos da gigantesca metrópole – ao lado de Manhattan, Brooklyn, Bronx e Staten Island -, o local é lar de aproximadamente 2,5 milhões de pessoas.
No bairro mais diversificado da Big Apple, há mais de 150 países representados ali, com as tantas nacionalidades de seus moradores, onde é possível distinguir quase 170 idiomas diferentes por suas ruas e avenidas.
Seis em cada dez moradores do Queens não falam inglês quando chegam em casa ao final de um dia de trabalho. Trata-se do local de residência em sua maioria formada por imigrantes, muitos que trabalham nos restaurantes caros de Manhattan. Isso acabou por possibilitar o surgimento de restaurantes de todo tipo e variedade no distrito.