Portal Making Of

Salvaro provoca Jorginho Mello lançando João Rodrigues para governador em 2026

Na pré-eleição de 2022 o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), tentou montar uma chapa com o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, quando ele ainda estava no PSDB, para disputarem as eleições para o Governo do Estado.

Seria uma composição muito forte naquela época, mas Salvaro preferiu continuar na prefeitura e, mais tarde, acabou se transferindo para o PSD, mesmo partido de João Rodrigues.

Jorginho Mello (PL) se elegeu governador de Santa Catarina e em 2024 saiu filiando político de qualquer partido que quisesse se transferir para o PL e assumir o bolsonarismo na eleição municipal deste ano.

Talvez o principal nome dessa lista tenha sido o deputado federal Ricardo Guidi, que era o presidente do PSD de Criciúma, mas à revelia do partido assumiu a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e acabou se transformando no candidato a prefeito do PL criciumense.

Mas no domingo, 4, a convenção municipal do PSD de Criciúma, que teve a presença do prefeito João Rodrigues (Chapecó), oficializou a chapa de Vagner Espíndola e Salésio Lima para a disputa à Prefeitura Municipal contra Ricardo Guidi. A coligação de Vaguinho conta hoje com o PSD, PSDB, União Brasil, PDT e Podemos justamente contra Guidi.

Mas o fato marcante do evento foi a fala de Clésio Salvaro, que para provocar o governador Jorginho Mello, literalmente lançou João Rodrigues, que vai buscar a reeleição em Chapecó provavelmente com o apoio do PL, ao Governo do Estado na eleição de 2026.

A candidatura de Rodrigues é tão evidente que ele escolheu um vice do PSD para não correr o risco do seu partido perder a prefeitura caso ele renuncie para disputar a próxima eleição estadual.

 

A FALA DE CLÉSIO

Na sua fala, Clésio disse “o João, eu quero dizer pra ti; 2026 eu quero percorrer o Estado de Santa Catarina pra pedir voto pra ti ser o governador de todos os catarinenses”. No final Salvaro gritou “João Rodrigues, o próximo governador de Santa Catarina”.

Obviamente que João Rodrigues aproveitou para botar lenha nessa fogueira e disse que “para as próximas eleições, tem candidato que pega um número, bota na mão e diz que é de direita, achando que é suficiente”.  

Não só por esta fala, mas como por tudo que os partidos têm decidido sobre as candidaturas municipais para as eleições de 2024 é que fica muito claro que a intenção maior é conseguir eleger o próximo governador.

O MDB quer continuar a ter o maior número de prefeitos; o PL sonha em eleger 100 prefeitos no Estado e o PSD quer chegar a 80 prefeituras sob o seu comando já em 2024.

Santa Catarina é um estado prioritariamente de direita e esses partidos, hoje, são os que mais mostram força para se saírem melhor nessa eleição.

PSD e PL prometem a polarização e o MDB está esperando pra se juntar com quem o valorize mais. Fato é que a briga de 2026 entre Jorginho Mello e João Rodrigues está colocada dentro dos seus partidos e já nessa eleição promete ir para as ruas para ver qual dos dois vai receber mais o carinho do eleitor bolsonarista.

 

Veja o vídeo da fala de Clésio Salvaro (PSD):

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais