Santa Catarina tem 7.295 vagas de emprego disponíveis pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). As ofertas estão disponíveis em 72 cidades e englobam como pré-requisito desde nível fundamental a superior. Destas vagas, 307 são para pessoas com deficiência (PcD). Os municípios de Tubarão (1012), São Miguel do Oeste (647) e Concórdia (566) contam com o maior número de oportunidades.
O aumento do número de vagas abertas pelo Sine passa por uma série de motivos. Um deles, é o bom momento da economia catarinense. Segundo o Banco Central, em publicação divulgada pelo Observatório da Fiesc, o Índice da Atividade Econômica de Santa Catarina, em dezembro de 2022, estava em 5,2% acima do período pré-pandemia, a média brasileira é de 2,4%. Da mesma forma, observa-se que a taxa de desocupação no estado fechou o ano em 3,2%, recuando para a segunda menor do país.
O governador Jorginho Mello destaca o fato de Santa Catarina se manter no pódio quando o assunto é trabalho. “Recentemente o Caged divulgou os resultados positivos de janeiro. As vagas disponíveis agora apontam que a economia está aquecida e os próximos números devem vir ainda melhores”, projeta.
Para concorrer, os candidatos devem procurar uma das mais de 140 unidades do Sine. Para realizar o cadastro pessoalmente, é necessário apresentar documentos pessoais, como RG, CPF e carteira de trabalho.
Outra possibilidade é o acompanhamento das vagas via aplicativo do Governo Federal Sine Fácil, que pode ser baixado no smartphone ou tablet. Lá, o trabalhador poderá conferir as oportunidades de emprego, candidatar-se a uma vaga e também dar entrada no seguro-desemprego. As mesmas funcionalidades também estão disponíveis no portal Emprega Brasil.