A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta, neste final de semana, que classifica o Estado com risco muito alto para a dengue. De acordo com o último levantamento divulgado pela Dive-SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), até 4 de março, já haviam sido confirmados mais de 1,3 mil casos da doença no território catarinense.
No alerta, a Defesa Civil recomenda que os cuidados para não deixar recipientes com água parada sejam redobrados. Além disso, recomenda o uso de repelente em todas as regiões de Santa Catarina.
O órgão também disparou SMS de alerta aos catarinenses. “Dengue em SC: mais de mil casos da doença já foram confirmados no estado. Faça sua parte. Elimine locais com água parada”, diz o texto.
A região da Grande Florianópolis concentrava o maior número de pessoas diagnosticadas com a doença até o momento, sendo responsável por cerca de 61% dos casos registrados no Estado. Na quinta-feira, 9, Florianópolis confirmou a primeira morte por dengue deste ano. Somente a capital do Estado tem 2.226 focos do mosquito.
Vale destacar que febre, dores pelo corpo, dor de cabeça e manchas na pele podem ser sintomas de dengue. No caso desses sintomas, procure uma unidade de saúde.