Portal Making Of

São José terá uma horta comunitária

Horta pedagógica desenvolvida pelo Cepagro

O projeto Educando e Transformando com a Horta, atuará em duas novas frentes em 2023. O Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro) vai realizar, por meio do programa Educar para Transformar do Instituto MRV (braço social da MRV&CO), e em parceria com a prefeitura de São José, a formação de professores em hortas pedagógicas e a criação de uma horta comunitária no município.

De acordo com a engenheira agrônoma que coordena a iniciativa, Karina Smania de Lorenzi, as hortas pedagógicas desenvolvidas pelo Cepagro trabalham em três eixos: gestão de resíduos e compostagem, hortas agroecológicas e educação alimentar. Segundo ela, o curso de formação ocorrerá de março a outubro, terá formato híbrido (com encontros on-line e presenciais) e deve capacitar 30 professores da rede municipal de ensino.

Karina acrescenta que as hortas têm caráter participativo, pois permitem envolver comunidade, alunos e professores e aplicar os conhecimentos de diversas disciplinas como Matemática (medição dos canteiros), Ciências (preparo e cuidados do solo), História e Geografia (aspectos históricos, regionais e culturais) e muitas outras.

A horta comunitária deverá ser implementada até o final de 2023, em parceria com a Escola Municipal do Meio Ambiente e a partir de uma vontade identificada pela comunidade escolar durante a execução do projeto em 2022.

O seu propósito será beneficiar toda a comunidade local, pois funcionará como um espaço de convívio social, troca de experiências, ensinamentos e momentos de descontração, além do cultivo de alimentos, ervas medicinais e temperos.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Opinião debate sobre obesidade e uso de Ozempic

O Opinião desta sexta-feira, 28, fala sobre obesidade e o uso de medicamentos como Ozempic. A atração, apresentada por Rita Lisauskas, debate como funcionam essas “canetas milagrosas”, quais os efeitos

Leia mais

Invasão em Brasília completa um mês

Os atos de vandalismo na praça dos Três Poderes, em Brasília, completam um mês nesta quarta-feira, 8. Os desdobramentos da invasão, contudo, parecem longe do