Portal Making Of

Seleção Petrobras de Jornalismo recebe inscrições de todas as regiões do país

A Petrobras encerrou, no último domingo, 18, as inscrições para a Seleção Petrobras de Jornalismo. A iniciativa oferece bolsas para jornalistas produzirem reportagens sobre ciência e diversidade, nos formatos de áudio, vídeo e texto. O edital recebeu um total de 184 inscrições completas, com propostas de todas as cinco regiões do país.

Com a Seleção, a Petrobras busca incentivar a produção de conteúdos jornalísticos sobre a produção cientifica realizada por pessoas de grupos sub-representados da sociedade, bem como iniciativas científicas que tenham como objeto de pesquisa a diversidade e a inclusão. Cerca de 90% dos proponentes se declararam como integrantes de um dos seguintes grupos sub-representados: mulheres, pessoas negras ou pardas; pessoas de povos indígenas; pessoas oriundas de comunidades tradicionais (inclusive de terreiros e quilombolas); pessoas do segmento LGBTQIAPN+; pessoas com deficiência.

O processo agora entra em fase de análise. Todas as propostas de matérias jornalísticas inscritas serão avaliadas por uma comissão composta por jornalistas do mercado e especialistas da companhia. A avaliação será realizada com base nos seguintes critérios: aderência e pertinência em relação aos temas de ciência e diversidade; interesse jornalístico; relevância e resultados para os grupos sub-representados e para a sociedade; consistência do detalhamento da sugestão e a viabilidade e conteúdo do plano de reportagem.

 

Selecionados

A divulgação das propostas selecionadas será feita através do portal www.agencia.petrobras.com.br.

Serão concedidas 15 bolsas para projetos de reportagem, no valor de R$ 20 mil cada, somando um investimento de R$ 300 mil. É a maior premiação total concedida no país para bolsas de reportagem.

A Seleção Petrobras de Jornalismo conta com o apoio da Associação Brasileira de Imprensa e da Federação Nacional dos Jornalistas.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Árvore do Bem encerra sua 10ª edição

A campanha Árvore do Bem chegou ao seu décimo ano compartilhando solidariedade e fazendo a diferença no Natal de crianças catarinenses. Nesta edição, mais de

Leia mais

REFRESCANTE – AO EXTREMO

O Limoncello Spritz foi eleito o coquetel do ano. Pelo menos pelos analistas da agência Baum & Whitman que indica comidas e bebidas que serão