Portal Making Of

Semana do Dia dos Namorados registrou queda de 2,2% na atividade do comércio, mostra Serasa Experian

Foto: Reprodução/Freepik

O desempenho do varejo físico brasileiro na semana do Dia dos Namorados deste ano (de 06 a 12 de junho) apresentou queda de 2,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados são do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Já o final de semana que antecedeu a data comemorativa (06 a 08 de junho de 2025), em comparação com 2024 (07 a 09 de junho 2024), registrou um leve crescimento (0,2%). Confira no gráfico abaixo os dados dos últimos dez anos:

“O nosso indicador capta o volume de consultas feitas pelos estabelecimentos comerciais, refletindo diretamente a demanda por operações de crédito. Diante o atual cenário econômico, com a taxa de juros no nível mais alto das últimas duas décadas, o crédito ficou mais caro e restrito. Isso compromete a capacidade de consumo da população, reduz o apetite por compras e limita o desempenho do varejo, até mesmo em datas tradicionalmente aquecidas, como o Dia dos Namorados”, analisa Camila Abdelmalack, economista da Serasa Experian.

Considerando apenas as vendas do comércio físico na cidade de São Paulo, o indicador apresentou baixa de 0,5% na semana do Dia dos Namorados (06 a 12/06/2025), em comparação com o igual intervalo de 2024, e de -0,2% no final de semana da data comemorativa (06 a 08/06/2025 x 07 a 09/06/2024). Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, acesse .

 

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados. Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

WhatsApp passa a ter anúncios no status

O WhatsApp anunciou ontem, 16, novos formatos de anúncios dentro da aba ‘Atualizações’, espaço que reúne os canais e o status no aplicativo. Segundo comunicado

Leia mais

Tiago Leifert é o novo embaixador da Rico

A Rico, plataforma de serviços financeiros, dá início a uma nova fase com o anúncio de Tiago Leifert como seu embaixador oficial. A parceria simboliza o amadurecimento da marca,