25.8 C
fpolis
25.8 C
fpolis
terça-feira, 30 janeiro, 2024

Serasa apresenta dicas para evitar golpes no ambiente digital

Imagem de Dan Nelson por Pixabay
Últimas notícias

Celebrado no Brasil desde 2009, o Dia Internacional da Internet Segura (07/02), mobiliza o uso consciente de computadores, celulares e outros aparelhos eletrônicos, estimulando a proteção de informações pessoais. Para contribuir com os cuidados essenciais na web, a Serasa emite seis alertas contra os golpes financeiros mais frequentes e oferece 20% de desconto em seu serviço de monitoramento de dados.

Pesquisa realizada pela Serasa revela que 40% dos entrevistados já foram vítimas de fraudes financeiras. Pelo menos 15% dessas vítimas contam que os golpes ocorreram a partir da compra e venda de produtos em sites ou Redes Sociais.

 

Cuidado: facilidades aparentes que geram armadilhas

Não conecte perfis sociais a outras contas: ao criar um cadastro, normalmente é feita a pergunta se o usuário quer preencher o cadastro ou conectar com outra conta social.

Atenção: a escolha poupa tempo, mas aumenta o risco. Ao aceitar, o usuário permite que dois aplicativos dialoguem entre si, trocando informações sobre você. Portanto, reserve uns minutos a mais e faça o cadastro utilizando um endereço de e-mail.

Evite fornecer permissões em outros aplicativos: para facilitar o ingresso do usuário, as plataformas sociais costumam pedir uma série de permissões em outros aplicativos, como a agenda de contatos e localização em tempo real.

Atenção: Esse tipo de acesso pode oferecer praticidade em alguns momentos, mas também abre brechas de privacidade para coletar informações sobre o usuário. Forneça os dados somente quando necessário e, se possível, desative a sincronização nas configurações.

Desconfie de links de origem desconhecida: aplicativos mensageiros (como WhatsApp e Telegram) e e-mails são as origens mais comuns de links maliciosos. Alguns criminosos também utilizam mensagens com gatilhos emocionais, que podem gerar a curiosidade dos usuários, como “temos uma oferta imperdível”.

Atenção: Na dúvida, não clique. E antes de acessar, certifique-se sobre a veracidade do conteúdo.

Verifique a segurança e autenticidade dos sites de navegação: o crime do furto de dados pessoais pode começar em uma promoção tentadora que remete a uma tela falsa.

Atenção: Fique muito atento a três elementos no endereço eletrônico: possuir o https na URL, apresentar o cadeado na barra de navegação e trazer a inscrição site seguro.

Exija o “check” de verificado: sempre que entrar em contato com uma empresa, verifique se os perfis nas Redes Sociais têm o “check” ao lado do nome da empresa.

Atenção: Cuidado para não confundir o símbolo oficial com emojis. E lembre-se: o Instagram utiliza o símbolo na cor azul e o WhatsApp, em verde.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Parque temático com aventura pré-histórica é sucesso de público em Florianópolis

Opções de lazer para as crianças se divertirem com segurança? É no Floripa Shopping! O Parque temático Jurassic Land...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }