Portal Making Of

Serasa Experian “autentica” a identidade do Papai Noel para conscientizar sobre fraudes

Serasa Experian lançou nesta semana sua Campanha de Natal 2023, que traz para o enredo a “verificação” da identidade do Papai Noel quando ele chega à casa de uma criança na noite de Natal.

Segundo a CMO da Serasa Experian, Giovana Giroto, o objetivo da campanha é conscientizar e reforçar o posicionamento da Serasa Experian na prevenção a fraudes: “Produzimos uma campanha que, de forma didática e inusitada, ressalta a importância de pessoas e empresas se prevenirem contra golpes, durante o ano todo. O filme foi pensado detalhe a detalhe para trazer ao foco as diferentes camadas de proteção que a Serasa Experian possui para frustrar tentativas fraudulentas já que, de fato, a gente sabe quem é quem”, declara a executiva.

Dados do “Fraudômetro“, o primeiro contador de tentativas de fraude do país, desenvolvido pela companhia, estimam que já foram evitadas cerca de 9 milhões de tentativas fraudulentas entre janeiro e novembro de 2023. Tudo isso graças a ferramentas de autenticação e inteligência analítica contra diferentes tipos de golpes que envolvem verificação de documentos (análise de documentos de identificação), biometria facial e verificação cadastral.

“Só este ano, eu já vi pelo menos 10 velhinhos em shoppings dizendo que são o Papai Noel. Vou precisar de algum documento de identificação: seu CPF, habilitação para dirigir… E também aceito sua habilitação para voos” – essas são frases da pequena “investigadora”, interpretada pela atriz Mel Summers, que, na peça publicitária, é Lulu: uma criança que se recusa a dormir na noite de Natal para flagrar o “bom-velhinho” no momento da entrega de presentes.

Assim que o Papai Noel – interpretado por Helio Gerbas – chega, Lulu começa a realizar uma série de verificações de identidade por meio de ferramentas que representam o portfólio real da Serasa Experian, passando, então, pelas camadas de verificação de documentos, biometria facial, cadastro KYC (verificação com base em dados exclusivos de cada pessoa) e análise de dispositivos – capacidade que, recentemente, a Serasa Experian potencializou com a compra do AllowMe, empresa especialista em detectar comportamentos suspeitos por meio de um big data de mais de 150 milhões de dispositivos mapeados no país.

A versão de 60 segundos do comercial estreou ontem, 3, no Fantástico e suas veiculações estão programadas para rodar na capital paulista, nos intervalos dos programas Jornal Nacional, Esporte Espetacular, SPTV, Jornal Hoje e mais de 100 inserções na Globonews. Já o filme completo da Campanha de Natal da Serasa Experian está disponível até o fim do ano no site www.agentesabequemequem.com.br.

 

Uma tentativa de fraude a cada 3,2 segundos

Dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian indicam que acontece uma operação fraudulenta a cada 3,2 segundos no Brasil. “Quanto mais próximos ficamos das datas festivas, mais atentos precisamos estar com os nossos dados, ofertas tentadoras e com os tipos de golpes disponíveis, principalmente no ambiente on-line, em que as transações tendem a crescer exponencialmente. As empresas devem munir-se de tecnologias que possam verificar a autenticidade de suas operações, enquanto os consumidores precisam ter a certeza de que as empresas com as quais interagem na internet são legítimas, seguras e protegidas”, alerta o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

 

Ficha técnica:

Produtora: Etcetera

Diretora: Roberta Cuzzatti

Assistente de Direção: Aliana de Lucca

Direção de Arte: Sandra Takao

Diretor de Fotografia: Victor Alencar

Diretor de Produção: Cris Barbosa

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.