Portal Making Of

Serra Catarinense – turismo o ano inteiro

Você sabia que somente a vinícola Villa Francioni recebe cerca de 15 mil visitantes por ano? Antes, grande parte dos turistas visitava a Serra Catarinense apenas no inverno, mas a realidade mudou e agora a região recebe pessoas do Brasil inteiro nas quatro estações do ano. O responsável pela transformação é o enoturismo.

   

Segundo Daniela Borges Freitas, presidente da VF, o fluxo de turistas continua forte mesmo fora da época de férias tradicionais, como a de julho. “As pessoas estão vindo em busca das belezas da Serra Catarinense, dos bons vinhos e também da arte que disponibilizamos na nossa Galeria durante o ano todo”.

Além dos números de sucesso, a VF tem mais um motivo para comemorar: seus 21 anos, celebrados nesta terça-feira, dia 13. E para marcar esta data, a Villa Francioni vai lançar, em breve, os vinhos da enoteca, ou seja, aqueles vinhos especiais reservados à família também serão apreciados pelos clientes.

Ao longo de duas décadas, a Villa colecionou uma série de premiações nacionais e internacionais. Este ano, inclusive, concorrendo com as mais famosas vinícolas do mundo, ganhou três prêmios no Decanter World Wine Awards (DWWA), o Oscar do vinho. A vinícola também já foi premiada no Top of Mind.

Localizada a 1.260 metros de altitude, foi a primeira vinícola com estrutura profissional na região e com condições de receber visitantes todos os dias, oferecendo passeios nos vinhedos e degustação com os vinhos e espumantes da marca.

Concebida sob o olhar visionário do empresário Dilor Freitas (dir), a VF segue as tradições e ideias do seu fundador. Atualmente, ela é administrada pelos conselheiros André, Adriana e Daniela de Freitas (presidente).

*****

  

*****

Só vai!

A empresária Janay Antunes está a todo vapor com a sua empresa de limpeza para festas e eventos. Sua equipe atende de casamentos a festas fechadas, além disso, neste mês, a Janay Serviços e Eventos fechou contrato com alguns arquitetos na CASACOR/SC e será a responsável por deixar os ambientes impecáveis.

*****

*****

Cheia de charme 

Aniversariante da semana, a querida Thyane Spolti celebra a vida em família, curtindo o pequeno Théo ao lado do maridão Léo Pereira. Uma família linda, que todos adoram! Parabéns, lindona! Saúde e muitos motivos pra sorrir e brindar à vida, sempre!

*****

Jardim Bem-Te-Vi   Foto Studio Sansi

Conexão com a natureza, retomada do espaço pelas espécies nativas e memória afetiva são conceitos que descrevem bem o processo criativo da equipe do escritório Ana Trevisan | Espaços Vivos, na montagem do Jardim Bem-Te-Vi da CASACOR/SC 2022.

A ave foi a inspiração para o projeto de recuperação ecológica que trouxe mais qualidade ambiental ao espaço externo do prédio tombado da Escola Silveira de Souza, no Centro da Capital.

O bem-te-vi, típico da América Latina e da Mata Atlântica, tem tudo a ver com o clima tropical e com espécies nativas, como Pitangueiras, Jabuticabeiras, Palmito Jussara e bromélias imperiais que foram plantadas no local. Para realizar o projeto, Ana contou com o acompanhamento e autorização da FLORAM na remoção de espécies exóticas invasoras para manter o equilíbrio da flora local.

O evento começa no próximo domingo (18) e vai até 30 de outubro. Os ingressos podem ser adquiridos no site: https://casacorsantacatarina.byinti.com/#/ticket/

*****

Galeria a céu aberto

O projeto da maior galeria de arte a céu aberto de Santa Catarina e um dos maiores do Brasil, a Galeria de Arte – Morro da Mariquinha, está com vagas abertas para mais um “Rolê da Mariquinha” no dia 24 de setembro.

O passeio, que dura pouco mais de duas horas, é guiado pelo líder comunitário, Alex Corrêa, que leva os visitantes a conhecerem as obras feitas por artistas brasileiros e estrangeiros, que estão estampadas em casas, muros e paredões do bairro, assim como a cultura local.

Durante o Rolê na comunidade, os visitantes percorrem cerca de dois quilômetros tendo acesso às pinturas feitas por mais de 100 artistas profissionais e iniciantes, ao longo de dois anos. Para participar, é necessário entrar contato  pelo e-mail role@cidadesinvisiveis.com.br.

Com vista privilegiada do centro da Capital e parte da Baía Norte, em Florianópolis, o Morro da Mariquinha carrega consigo a história da cidade em seus mais de 200 anos de existência. A iniciativa de transformar o bairro em uma grande galeria de arte surgiu em 2020, pelo Cidades Invisíveis, que buscou desenvolver  uma ação que chamasse a atenção do poder público e da sociedade em geral para aquela realidade de exclusão, revelando as desigualdades, mas também as  muitas qualidades daquela comunidade.

*****

Uma árvore pra chamar de sua

A Marcela, o Dayan e a Duda, que moram em Florianópolis, são donos de uma amoreira a 100km de casa, no Sítio Pedras Rollantes, em Alfredo Wagner. A árvore frutífera foi plantada em 2017, na primeira vez que a família esteve no sítio, e agora, todo ano, antes do começo da Primavera, eles voltam ao Pedras Rollantes para ver seu desenvolvimento e levar um pouco das amoras para casa.

Quem quiser ter também “Uma árvore para chamar de sua” pode, durante o mês de setembro e até o final da primavera, levar uma muda para ser plantada em Pedras Rollantes. A ação celebra o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, e é válida para visitantes da Pousada e do Café.

Saiba mais sobre o projeto “Uma árvore para chamar de sua e participe!

*****

Urban Sketchers no Instituto Collaço Paulo

Inaugurado há pouco mais de um mês no bairro Coqueiros, em Florianópolis (SC), as visitações no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação surpreendem a equipe técnica que já recebeu diferentes turmas de estudos da história da arte interessadas nas singularidades da Coleção Collaço Paulo.

O setor educativo, coordenado por Joana Amarante, tem agendamentos previstos até o fim do ano com grupos que querem a ampliar o conhecimento em torno da exposição “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930”, aberta gratuitamente até 21 de janeiro de 2023.

Se não chover, no próximo sábado, dia 17, a instituição receberá o Urban Sketchers Florianópolis, grupo de artistas criado na cidade em maio de 2016 para registrar a paisagem urbana.

O conceito do Urban Sketchers Florianópolis segue princípios internacionais que estimulam o registro do lugar e do momento por desenho de observação, o apoio mútuo e a expressão individual.

Cerca de 40 pessoas se reúnem com cadernos, lápis e aquarelas para representar a urbe sob singularidades arquitetônicas ou ambientais. O Mercado Público, pontos históricos como o Ribeirão da Ilha, as linhas de concreto do edifício Ceisa Center e a arquitetura do início do século 20 do Casarão na Lagoa da Conceição já foram registrados pelo grupo.

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Festa para a autoestima e a saúde

O mês de setembro começou em festa para a empresária Michelle Machado. Ontem (2), ela recebeu cerca de 200 pessoas para celebrar a nova sede

The House Pocket – 13ª edição

O já consagrado The House, coletivo de moda capitaneado pelo trio Carol Lobato, Luiza Freyesleben e Renata Costa (foto de capa) chega à sua 13ª

Festa para a autoestima e a saúde

O mês de setembro começou em festa para a empresária Michelle Machado. Ontem (2), ela recebeu cerca de 200 pessoas para celebrar a nova sede

The House Pocket – 13ª edição

O já consagrado The House, coletivo de moda capitaneado pelo trio Carol Lobato, Luiza Freyesleben e Renata Costa (foto de capa) chega à sua 13ª