A Raízen, que licencia a marca Shell no Brasil, acaba de lançar a segunda fase da campanha publicitária do Shell V-Power Etanol, como é chamado o biocombustível aditivado recomendado pela marca Senna. O lançamento ocorreu na Convenção Shell 2025 para os revendedores
Sob o conceito “Limpo por fora e por dentro”, a comunicação destaca os atributos funcionais do produto, como a limpeza do motor, economia e combustão mais limpa, reforçando sua proposta de valor, com foco em performance e sustentabilidade.
Criada pela iD\TBWA, agência de publicidade que mais fomenta o crescimento dos seus clientes, com base em dados, criatividade e inovação, a campanha tem como objetivo consolidar a imagem do Shell V-Power Etanol junto ao consumidor, agora evidenciando os benefícios práticos do combustível para os motoristas. A ação também fortalece o posicionamento da marca como referência em inovação.
Na visão de Ricardo Berni, Diretor de Marketing & Digital da Raízen, a campanha é estratégica para reforçar a proposta de valor do Shell V-Power Etanol, com foco em ampliar a disponibilidade do combustível nos postos pelo país. “Acreditamos que comunicar de forma clara os benefícios do produto é fundamental para apoiar a expansão do etanol, uma solução pronta para o hoje e para o amanhã. Não se trata apenas de um biocombustível com menor impacto, o nosso etanol aditivado é uma alternativa de alta performance, com tecnologia e eficiência comprovadas”, afirma.
Lançada neste início de maio durante a Convenção Shell 2025, o filme foi exibido em primeira mão para os revendedores, parceiros estratégicos responsáveis por garantir a experiência do consumidor nos postos. O plano de mídia contempla TV aberta, OOH digital, monitores indoors, rádio com inserções em boletins de trânsito, redes sociais, display e vídeo. A estratégia inclui ainda um time de influenciadores digitais, que ajudará na amplificação da mensagem e na educação sobre os benefícios do etanol.
Para Camila M. Costa, sócia e CEO da iD\TBWA, o lançamento desse novo filme de Etanol V-Power vai além de comunicar os atributos e benefícios do produto e de reforçar a proposta de valor da marca com foco em performance, sustentabilidade e inovação. “Conectar a marca Shell Etanol V-Power, Senna e momentos especiais em família é uma oportunidade criativa muito especial de construir narrativas genuínas brasileiras, que equilibram emoção e performance em cada ponto de contato com o consumidor. O filme é o começo. Vem muito mais por aí, em diversos canais”, destaca.
A campanha integra uma jornada maior da Raízen e da Shell, que tem como objetivo apresentar aos consumidores uma família de produtos inovadores e de alta qualidade, desenvolvidos para atender às diversas necessidades de mobilidade dos brasileiros. “Diferenciar nossos combustíveis não é apenas uma questão de tecnologia, mas um reflexo de tradição, compromisso com a excelência e proximidade com o consumidor. A linha Shell V-Power simboliza esse cuidado e é mais do que uma oferta de produtos, é uma marca que representa confiança, inovação e qualidade em cada abastecimento”, completa Berni.
Mudanças na nova fase do projeto
A primeira fase da campanha, lançada em outubro de 2024, apostou na força emocional do clássico “Tema da Vitória”, eternizado por Ayrton Senna, para criar uma conexão afetiva com os consumidores. Para esta nova etapa, a campanha mantém a música-tema como recurso de continuidade narrativa, porém direciona o foco para os atributos funcionais do Shell V-Power Etanol, como a limpeza do motor, economia e combustão mais limpa.
Nesse sentido, o time criativo aposta na mensagem que o cuidado com os automóveis deve ir além da parte estética “O insight nasce da relação de cuidado que os motoristas têm com a aparência externa do veículo. Usamos essa metáfora para mostrar que este mesmo zelo pode, e deve, acontecer também por dentro, com a escolha do combustível certo para garantir o desempenho e eficiência do motor”, explica Luciana Rosa, business leader da iD\TBWA.
Ficha técnica: Shell V-Power Etanol
Agência: iD\TBWA
CEO: Camila Costa
Diretor Executivo de Criação: Sthefan Ko
Diretor de Criação: Guga Diehl
Diretor de Criação Associado: Mateus Martins
Criação: Mateus Martins, Luiz Costa, Taissa Delpupo, Lorenzo Mendes, Rute Morais
Motion Designer: Pablo Chiapetta e Gabrielli Camillo
Diretora Geral de Negócios: Paula Cravo
Atendimento: Luciana Rosa, Carolina Vieira, Fabiane Rossetti, Isabela Menezes e Bruna Gusmão
Account Planning: Bruna Mota
CMDO: Thiago Fernandes
Mídia: Renato Vian, Luciana Gabinio, Pedro Ferrari, Mariana Teixeira
Diretora Executiva de BI: Priscila Sanita
BI: Natalia Asevedo, Fernando Ito, Pamela Sabino
CSIO: Marco Sinatura
Planejamento e Insights: Juliana Meirelles, Dannyllo Silveira, Barbara Feitosa, Guilherme Lima, Flavia Moraes
Direção Geral de Conteúdo: Marco Sinatura
Conteúdo: Thais Martins, Gustavo Bertassoli e Victoria Marques
Influência: Renato Santolíquido, Marcos Oliveira, João Branco
PR: Marina Fagionato, Motim
Diretor Geral de Produção: Fábio Brandão
Produtor/RTC: Valdir dos Santos
Cliente: Raízen
Shell: Ricardo Berni, Marina Flores Scozzafave, Carla Salgueiro, Brenno Souza, Letícia Arismendes, Francisco Yuri Rabelo, Fernanda Lotfi Carotenuto, Danielle Militani Costa, Karoline Pessoa Ramires e Anna Magri.
Produtora de Imagem: Modernista Creative Producers
Direção de Cena: Chico Gomes
Produção Executiva: Marcelo Monteiro e Alexandre Lucas
Diretora de Negócios: Érica De Seta
Atendimento: Isabela Fakelmann
Direção Criativa: Bruna Dutra e Giorgio Bruno
1ª Assistente de Direção: Elis Seta
2ª Assistente de Direção: Luiza Matravolgyi
Direção de Fotografia: Leo Kawabe
Assistente de Câmera: Tiago Caetano Alves
2ª Assistente de Câmera: Lucas Laureano de Macedo
Logger: Thiago Meggiato Pereira
Video Assist: Giulia Martinho Casado
Som Direto: Popo
Making Of: Renata Helena Monteiro
Coordenação de Produção: Pedro Gomes, Clarice Duo, Rafaela Pascali e Monica do Carmo Silva
Direção de Produção: Gilberto Pereira
Produção: Ana Paula Rodrigues Ribeiro, Fernando Pontes Barbosa
Assistente de Set: Thiago Massayoshi, Helio Meggiato, Fabio Carvalho (Bocao), Caíque Nobuyoshi Anzai, Alexandre Luiza da Silva e Neiva Aparecida Silva Fabricio
Produção de Elenco: Deborah Carvalho e Breno D’ Amore
Assistente de Elenco: Vanessa Bieliauskas
Direção de Arte: Gabriela Nassar
Assistente de Arte: Ana Paula Nigro
Produção de Objetos: Gabriela Drimus
Assistente de Objetos: Mariana Guilarducci Leal
Contraregra: Vinicius Damico Ribeiro
Assistente de Contraregra: Nestor Ivan Cortes Palma
Assistente de Set: Wagner Ferreira do Amaral, Aroldo Luiz Lopes Ronconi, Helio Dantas da Silva e Gabriel Jimenes Monteiro
Figurinista: Cacau e Anuro
Assistente de Figurino: Tayana Aquino dos Santos
Camareira: Lindalcy Aparecida Gomes de Lima
Make: Sulamita Pereira Dancuart
Assistente de Make: Leandro César de Abreu Pimentel
Produção de Locação: Clayton Dantas
Assistente de Locação: Heloísa Dantas
Produtor de Carro: Mileide Vieira Rodrigues da Cunha
Elétrica: Beck
Assistente de Elétrica: Felipe Ávila Kuhn, Vanessa Maria Porfirio, Charles Sales de Santana, Guilherme da Silva Dib, Hudson Monteiro de Lima Dantas e Roque Marques dos Santos
Maquinista: Gazo
Assistente de Maquinária: David Junior da Silva, Pedro Henrique Teixeira Guilherme, Cleber Almeida da Silva, Fernando Galdino Canutti e Igor Marambaia dos Santos
Coordenação de Pós: Nathalie Rueda
Assistente de Coordenação de Pós: Isadora Maia
Montagem: Garbeial Lacman
Colorgrading: Guilherme Fuchs
Motion e VFX: Anderson Freitas
Finalização: Nathalie Rueda
Produtora de Som: Satelite Audio
Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi
Atendimento: Fernanda Costa, Renata Schincariol, Daniel Chasin e Karen Nakamura
Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Thiago Colli, Koitty, Alexandre Avicena,
Pedro Pelotas, Aloizio Lows e Luna França
Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa, Andre Giannini e Esteban Romero
Coordenação de Produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli