Portal Making Of

Sibyla será homenageada no maior evento da comunicação barriga-verde

A jornalista Sibyla Loureiro Goulart, editora do jornal Folha de Coqueiros, de Florianópolis, será homenageada no 16º ENCONTRO DA IMPRENSA CATARINENSE. (Foto: Divulgação)

A jornalista Sibyla Loureiro Goulart, editora do jornal Folha de Coqueiros, de Florianópolis, será homenageada no 16º ENCONTRO DA IMPRENSA CATARINENSE, dia 2 de agosto deste ano, em Chapecó, pelos 50 anos de atuação ética na área de comunicação.

A iniciativa é da Associação Catarinense de Imprensa/Casa do Jornalista e da agência MB Comunicação. O Encontro será realizado na Casa do Chefe Eventos (sede social da CDL Chapecó) com início às 11 horas da manhã.

Participarão cerca de 500 profissionais de todas as áreas da comunicação, entre jornalistas, radialistas, radiodifusores, publicitários, relações públicas, mídias, docentes, colunistas, influenciadores digitais, cinegrafistas, técnicos, empresários e proprietários de meios de comunicação, de acordo com a presidente da ACI Déborah Almada e o coordenador do evento Marcos Bedin.

“Sibyla é um exemplo cabal de jornalismo orientado pelo interesse público que merece o reconhecimento pela imensa contribuição que proporcionou às comunidades onde desenvolveu seu trabalho”, assinalou Bedin.

O Encontro consistirá de solenidade com homenagens, palestra e almoço de confraternização reunindo profissionais de todas as regiões catarinenses. Totalmente patrocinado por empresas e instituições parceiras e sem custos para os participantes, o Encontro da Imprensa tornou-se o maior acontecimento da área comunicacional, integrando profissionais e empresários do setor.

 

Personalidade 

Sibyla Loureiro Goulart é graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC), em 1976. Recebeu o título de mestre em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 2006, com o trabalho: Divulgação Científica: Um modelo para divulgar a produção acadêmica de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Começou a sua carreira profissional na RBS em Porto Alegre, em 15 de setembro de 1974, como repórter estagiária do Jornal Hoje, que começou a circular em outubro de 1974. Em janeiro de 1975, foi efetivada pela empresa mantendo o cargo de repórter. Atuou em vários veículos de comunicação como Diário Catarinense, Jornal O Estado, televisões Gaúcha e Piratini de Porto Alegre,  órgãos públicos como Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e Secretaria da Saúde de Santa Catarina, além de jornais e revistas de instituições privadas e públicas e assessorias de universidades.

Em 1995, ao lado do saudoso marido e sócio Barão Goulart, lançou no mercado editorial catarinense a Folha de Coqueiros, um jornal de bairro que completa no próximo mês de setembro 30 anos.

Ao longo destes 30 anos, tem se dedicado ao Jornalismo Comunitário, especialmente junto aos moradores e associações dos bairros que compõem a região – Coqueiros, Itaguaçu, Bom Abrigo, Abraão e Comunidade da Vila Aparecida. O segmento lhe rendeu várias conquistas, entre elas a do 6º Prêmio IGK – A Grande Jogada Social de mídia impressa  – com a matéria A Dança da Solidariedade. Prêmio recebido ao lado do fotógrafo Cláudio Silva.

Até 2020, o jornal circulou em papel e, a partir daí, migrou pro digital, embora já mantivesse um site e redes sociais. Os 30 anos de trabalho resultaram em um grande banco de dados com memória da região. Os exemplares se encontram digitalizados e disponíveis para pesquisa na Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina, através da Hemeroteca Catarinense, departamento que mantém um acervo de veículos de comunicação do estado.

Em sua jornada de meio século Sibyla foi agraciada com os seguintes prêmios: Troféu Anitas Libertas, ONG Anitas Libertas; Troféu Vereador Pedro Medeiros, Câmara de Vereadores de Florianópolis; Cidadão Honorário de Florianópolis, Câmara de Vereadores de Florianópolis; 6º Prêmio IGK – A Grande Jogada Social de mídia impressa, Instituto Guga Kuerten e Medalha Antonieta de Barros, Câmara de Vereadores de Florianópolis.

 

Apoiadores

O 16º Encontro da Imprensa Catarinense tem o apoio das empresas e instituições: Aurora Coop, Sebrae/SC, Xap Tower, Faesc/Senar/SC, Fiesc, Icasa, Unoesc, Sanagiotto & Feroldi Investimentos Imobiliários, Unochapecó, Acav, Sindicarne, Fecoagro, Santa Maria Imóveis, BM CL Incorporadora (Residencial Ventura), Apti Alimentos, Acic Chapecó, Socicam/Voe Xap, Cooperalfa, Arquiteto Enio Vivian, Sicom, ARIS (Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento), CDL Chapecó, Prefeitura de Chapecó, e Dalla Cervejaria. Além de Lang Palace Hotel, Mogano Hotéis, Gráfica Arcus, Inviolável e Vale do Sol Eventos.

A maior festa da mídia barriga-verde tem a chancela de todas as entidades de representação da comunicação catarinense: Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), Associação dos Jornais do Interior de SC (ADJORI), Associação de Diários de SC (ADI), Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina (SINDEJOR), Sindicato das Agências de Propaganda (SINAPRO), Sindicato dos Jornalistas de SC (SJSC)Associação dos Cronistas Esportivos de SC (ACESC) e Associação dos Portais de Notícias e Jornais Digitais de SC (APJ).

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Esperamos pela palavra da FIFA

1 – Eleição na CBF Será num domingo para evitar o recebimento de liminares, para que os presidentes de clubes deixe em de apoiar seus

O que acontece com a Globo?

O debate é sobre a dificuldade da Globo com a audiência da novela das 9. Das várias tramas que apresenta diariamente, ela fica em terceiro

Leia mais