Na tarde de segunda-feira, 3, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, que é também o pré-candidato ao Governo de Santa Catarina do PSD, anunciou a filiação no seu partido do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no governo de Jair Bolsonaro, Silvinei Vasques.
Atualmente Vasques ocupa o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico na Prefeitura de São José, que é comandada pelo prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD).
A entrada de Vasques fortalece ainda mais o alinhamento do PSD com a direita, ampliando sua presença no cenário estadual e podendo até aproximar o partido de Jair Bolsonaro.
Vasques, que se consolidou como uma figura de confiança de Bolsonaro, foi filiado ao PL, mas não encontrou espaço no governo de Jorginho Mello (PL), não teve apoio dos liberais na sua prisão e, por isso, deixou a sigla.
A presença de Silvinei na campanha de reeleição do prefeito Orvino acabou enfraquecendo a chapa da ex-prefeita Adeliana Dal Pont (PL), que recebeu muitas críticas da ala bolsonarista do PL.
“O PSD é um partido de direita em Santa Catarina. Chego ao PSD para estar ao lado de João Rodrigues, nosso pré-candidato ao Governo do Estado em 2026”, afirmou Vasques.
A amizade de João Rodrigues com Bolsonaro também foi ressaltada. “Posso falar com absoluta certeza: Bolsonaro tem amigos em Santa Catarina, e um deles é o Prefeito João Rodrigues”, finalizou Silvinei Vasques.