Portal Making Of

Sintomas do Agora – mostra gratuita e inédita está aberta em Florianópolis

São mais de 40 trabalhos incríveis. A Coleção Collaço Paulo abre-se, mais uma vez, para produzir interrogações e surpresas. A partir de um conjunto de artefatos indígenas, mapas e 48 obras artísticas de diferentes períodos, a sexta exposição oferecida pelo Instituto Collaço Paulo convida os visitantes a conhecer trabalhos icônicos e inéditos, representativos da história da arte internacional, brasileira e de Santa Catarina.

“Sintomas do Agora”, o conceito curatorial de Francine Goudel, possibilita ampla reflexão sobre a arte, a história e o tempo. A mostra, com entrada gratuita, fica aberta até 14 de novembro. (Santo, 2022. Miguel Afa. Óleo sobre tela. Foto Eduardo Marques, é parte da mostra)

O casal de colecionadores, Jeanine Godin Paulo e Marcelo Collaço Paulo, celebra o momento: “Próximos de completar três anos de existência, estamos felizes de poder oferecer arte para a população. Nosso principal foco é a arte e educação, em que se inserem principalmente as crianças. Desde a abertura da instituição, mais de 7 mil crianças viram as exposições e realizaram atividades com os professores”. 

Emergências do contemporâneo

Em associação de imagens e temas, as obras incorporadas ao longo dos anos pelos colecionadores são articuladas para estimular sensibilização sobre as emergências da contemporaneidade.

Num complexo campo de forças e relações, destacam-se outras particularidades. Sem agrupar, o critério curatorial dá espaço à arte de Santa Catarina. Inclui trabalhos de Eli Heil (foto), Fernando Lindote, Paulo Gaiad (1953-2016), Rubens Oestroem, Schwanke (1951-1992), Silvio Pléticos (1924-2020) e Martinho de Haro (1907-1985) – nomes e trajetórias inseridos na arte brasileira que demonstram, cada um a seu modo, como rompem com as tradições, reinventam e ajudam a enxergar o que já está posto.

Parte dos jornalistas que prestigiaram a avant-première da mostra que, como diz a curadora Francine Goudel, “é um convite à escuta atenta do tempo atual e também à construção de imaginários possíveis para o que ainda está por vir”.

*****

*****

Em Cannes

Os advogados e empresários Nelson e Anne Wilians participam, neste domingo (18), de um painel promovido pela Forbes França, em parceria com a Hith — empresa especializada em negócios de influência no mercado global — durante o Festival de Cannes.

Ao lado de Dominique Busso, diretor da publicação, eles discutem o tema “A importância de mentes e negócios brasileiros no mercado internacional”, com foco na crescente presença do Brasil no cenário global.

A participação faz parte do evento Brasil Global 200 Anos, realizado em parceria com a Forbes França.

*****

*****

Orgulho de SC

Quem sopra as velinhas hoje é a talentosa arquiteta Juliana Pippi. Feliz aniversário, Ju querida! Inspiração e amor sempre!

*****

*****

Sustentabilidade e consciência

Em um encontro que uniu propósito, criação e sustentabilidade, a Dü Design e a Contti Home Design promoveram, entre os dias 14 e 16 de maio, a imersão Conexão Raízes, em Nova Petrópolis (RS).

O evento recebeu um grupo seleto de arquitetos de Florianópolis — dos escritórios Woho Arquitetura, Beatriz Zeglin, Mariana Maisonnave, Bianca Schuch, Gustavo Cardoso, Bi.JU. Arquitetura e Jéssica Bosquetti — para explorar o design regenerativo.

Os profissionais acompanharam o processo produtivo da marca, que utiliza madeira Uva do Japão para criar peças de design e ainda utiliza os resíduos naturais desta produção para cultivar cogumelos,  em uma cadeia circular que alia estética e impacto positivo.

*****

*****

Na elite da ginástica artística

Isabel Castro Ferreira, atleta do Jurerê Sports Center (JUSC), foi a única representante de SC no Troféu Brasil de Ginástica Artística, realizado na última semana, em Brasília.

Com uma performance expressiva, Isabel se classificou entre as oito finalistas na trave, o aparelho mais concorrido da competição. Sob orientação da treinadora Letycia Victoria (ambas na foto), a ginasta segue conquistando espaço e projetando o nome do JUSC e do estado no cenário nacional da modalidade.

*****

Arte sempre em foco

A artista visual Adriana Füchter (esq.) e a fotógrafa Catarina Rüdiger conferindo atentamente a exposição “Máscara Humana”, que esteve em cartaz no Instituto Collaço Paulo.

*****

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Fomentando o design catarinense

Sendo um espaço múltiplo, que conjuga arte contemporânea e outras linguagens como yoga e agricultura familiar, o Centro Cultural Veras será ocupado pela exposição VERAS

De graça, na praça

Vem aí a Mostra Traço de Bolso – O riso corre solto…  De 21 a 23 de março, em Florianópolis, teremos espetáculos de Teatro, Circo,

Joias que contam histórias

Solange Gomes, da Personnalité, Katy e Nathalia Zinke Lemos receberam cerca de 30 arquitetas e designers na ContTi Home Design Para celebrar o mês das

Anna Maya é premiada internacionalmente

Anna Maya está sempre em notícias que nos dão orgulho. Após uma passagem pela Milano Design Week, a designer e arquiteta (@annamaya.design) foi reconhecida internacionalmente