O Sleeping Giants Brasil lançou o Money Blocker, extensão para o Google Chrome que bloqueia anúncios disponibilizados em portais que comprovadamente divulgam desinformação. Com o bloqueio dos anúncios, sites não confiáveis deixam de faturar com os anunciantes de mídia programática que contam com os acessos e cliques dos visitantes.
“A extensão é uma ferramenta que beneficia tanto os consumidores como as empresas que não querem ser associadas a esse tipo de conteúdo, pois a partir do momento que a ferramenta bloqueia o anúncio de mídia programática da empresa no site de desinformação, sua imagem deixa de ser vinculada a conteúdos nocivos”, explica Leonardo Leal, Diretor Executivo do Sleeping Giants Brasil.
O Money Blocker funciona como um plug-in e pode ser instalado no computador do usuário. Após a instalação pelo leitor, o Money Blocker funcionará da seguinte forma: ao acessar um site que comprovadamente propague desinformação, o banner do patrocinador será bloqueado na tela do usuário. Dessa forma, ao invés de visualizar a propaganda do anunciante, o usuário poderá clicar na mensagem e será redirecionado automaticamente para sites confiáveis.
Com isso, o Money Blocker auxilia o leitor a não gerar receita para portais não confiáveis. Nesta primeira etapa, também participam do projeto a Revista AzMina, o portal Amazônia Real, a Ponte Jornalismo e o Fiquem Sabendo. Outros veículos de comunicação reconhecidos como divulgadores de informação verídicas também podem se integrar ao projeto.
O Money Blocker está disponível somente para o Google Chrome e foi desenvolvido pela agência Publicis Toronto e é uma iniciativa do Sleeping Giants em parceria com o Congresso em Foco.
Para baixar o Money Blocker, acesse: https://moneyblocker.org/