22.5 C
fpolis
22.5 C
fpolis
sábado, 3 fevereiro, 2024

Startup com projeto em Florianópolis vence concurso no maior evento de inovação do mundo

Divulgação
Últimas notícias

O AMA (Agentes do Meio Ambiente), startup que promove sustentabilidade e empreendedorismo por meio da tecnologia, foi a única empresa brasileira premiada no South by Southwest (SXSW) 2023, maior evento de inovação do mundo, realizado em Austin, nos Estados Unidos.

A empresa venceu na categoria especial Melhor Empresa Bootstrap, que premia startups que ainda não receberam rodadas de investimento. O AMA também foi finalista na seção de Cidades Inteligentes, Transporte e Tecnologias de Sustentabilidade, dentro do SXSW Pitch.

“Ficamos muito orgulhosos em ter o nosso trabalho reconhecido em um evento que lançou grandes plataformas de inovação no mundo. É um reforço de que estamos no caminho certo e que realmente o AMA pode fazer a diferença para a sustentabilidade e o futuro das cidades”, afirmou o CEO do AMA, Marcelo Crivano.

Considerado o maior evento de inovação do mundo, o SXSW reuniu criativos e líderes do setor para 10 dias de conferências, palestras, exibições de cinema e TV, música, comédia, competições e prêmios.

O SXSW Pitch é uma plataforma para permitir que startups de tecnologia em estágio inicial lancem seus produtos e/ou serviços para especialistas em tecnologia do setor, profissionais de mídia e investidores-anjo ou de capital de risco. No encontro, cinco empresas se apresentaram ao vivo a um painel de jurados como projeto.

O AMA nasceu no Paraná e esteve em operação em Maringá, Paranaguá e Cianorte, mas Florianópolis foi a primeira Capital do país a adotar o programa. O AMA Floripa tem atualmente mais de 5 mil usuários na rede social e cerca de 600 zeladores ativos na Capital catarinense. Em todo o Brasil, há mais de 10 mil usuários. Desde abril, quando foi implementado, foram executados cerca de 60 mil serviços como varrição de ruas, capina, limpezas de bocas de lobo e atividades de Educação Ambiental, com conscientização dos moradores.

A solução AMA integra dois aplicativos: um de zeladoria pública e outro que conecta usuários comprometidos com o cuidado com o meio ambiente e mudança de hábitos que visam comportamentos mais sustentáveis em casa, na comunidade e na cidade. A solução foi vencedora no Climate Smart Cities Challenge, um desafio internacional promovido pela ONU-Habitat e a Agência de Inovação da Suécia (Viable Cities).

Na seção Cidades Inteligentes, Transporte e Tecnologias de Sustentabilidade do SXSW estão reunidas startups que criam e promovem cidades inteligentes, fornecendo serviços e produtos para ambientes locais, que incluem edifícios, bairros, comunidades e espaços públicos. Essas inovações podem encontrar aplicações em sustentabilidade, mudanças climáticas, desenvolvimento imobiliário, transporte, logística, entrega de produtos, veículos autônomos, compartilhamento de viagens, infraestrutura, serviços públicos, obras públicas, segurança, dados populacionais, serviços governamentais e cívicos e muito mais.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Pequenas empresas respondem por 8 em cada 10 empregos criados em 2023

Pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) - a partir de dados do...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }