Portal Making Of

Tarifa de ônibus em Florianópolis é reajustada

foto/divulgação: Guilherme Medeiros/PMF
A tarifa dos ônibus operados pelo Consórcio Fênix, em Florianópolis, vai sofrer reajuste a partir de primeiro de janeiro de 2023. Para quem utiliza o transporte convencional no cartão, o reajuste será menor: de R$ 4,38 para R$ 4,98. Já no dinheiro, a tarifa de R$ 4,50 passará para R$ 6,00. O município reforça que o cartão do passe é gratuito e, além de trazer economia de 17% para o passageiro, facilita o serviço do transporte municipal.
A alta nos preços se deve principalmente ao aumento do custo do diesel, de 31% em 2022, e do reajuste no salário dos funcionários do consórcio, de 15%. Outros itens que impactam no contrato entre o município e o consórcio de ônibus, como preço das peças, também tiveram aumento durante o ano.
Os usuários que optarem por utilizar o transporte fora do horário de pico, podem economizar R$ 1,00 na tarifa. Outro benefício, a tarifa vai-e-vem, segue valendo: usuários podem pegar quantos ônibus quiserem durante 3 horas e só pagam uma tarifa.
 
A Prefeitura de Florianópolis decidiu subsidiar o reajuste anual na tarifa social. De acordo com o prefeito Topázio Neto, a ideia é “diminuir o impacto no custo de vida para as famílias com renda menor”. As linhas sociais seguem de R$ 2,56 no cartão e R$ 3,25 no dinheiro.
No comparativo com as grandes cidades de Santa Catarina, Florianópolis segue tendo a tarifa mais baixa. Em Joinville, cidade mais populosa, a passagem de ônibus está R$ 5,25 no cartão, enquanto em Blumenau chega a R$ 5,30. Entre Capitais, Florianópolis segue a média. Em Curitiba, a passagem no cartão custa R$ 5,50 contra R$ 4,98 da Capital Catarinense.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Morre o vereador Gabrielzinho

Faleceu nesta segunda-feira, 1º de julho, o vereador Gabrielzinho Meurer (PL). Há um mês ele lutava pela vida na UTI do hospital da Unimed, em

Leia mais

Caça aos cliques

Os portais de internet, dos pequenos aos grandes, se dedicam a técnicas para sensibilizar a busca no Google e impactar as métricas de audiência. São