25.8 C
fpolis
25.8 C
fpolis
terça-feira, 30 janeiro, 2024

Telegram para de crescer e Instagram mantém tendência de alta

Últimas notícias

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre Mensageria Móvel no Brasil, divulgada nesta segunda-feira, 27, revela que, depois de três anos de um aumento rápido e contínuo em sua base de usuários no Brasil, o Telegram parou de crescer entre os usuários brasileiros de smartphone e agora mantém os mesmos 65% registrados em agosto do ano passado, no último levantamento.

Desde janeiro de 2019, quando estava instalado em 13% dos smartphones nacionais, o app vinha registrando, semestre a semestre, a cada edição da pesquisa, crescimento acima da margem de erro, até atingir o ponto máximo de instalações registradas, um pico de 65% em agosto de 2022. Agora, nesta nova edição, manteve o mesmo patamar e é a primeira vez em três anos que isso acontece.

Segundo a pesquisa, em agosto de 2022, 50% dos seus usuários declararam abrir o app todo dia ou quase todo dia. Agora, são 43%, uma queda de 7 pontos percentuais. Nesse período, houve uma queda na proporção de usuários de várias das suas ferramentas de comunicação. O percentual de usuários do Telegram no Brasil que participam de canais no app diminuiu de 66% para 61%. Outro exemplo: o percentual dos que trocam mensagens de áudio caiu de 42% para 37%.

Sobre o WhatsApp, a pesquisa reforça que o aplicativo ganhou a atenção do usuário brasileiro de telefonia móvel pelo fato de permitir realizar chamadas de voz diretamente no aplicativo, sem que houvesse o consumo do  plano de voz contratado com as operadoras. Isso fez com que o aplicativo chegasse a esta última pesquisa mantendo a hegemonia no Brasil, estando instalado agora em 99% dos smartphones nacionais desde, índice conquistado a partir de agosto de 2021.

O que chama a atenção na pesquisa é a utilização do WhatsApp para chamadas de voz, com 78% dos usuários do mensageiro utilizam esse recurso. Desse grupo, 46% realizam chamadas de voz pelo app todo dia ou quase todo dia, e 30%, algumas vezes por semana. Outros 65% afirmam que fazem mais ligações pelo WhatsApp que pelo plano de minutos da sua operadora móvel. Isso representa 50% de toda a base de usuários do WhatsApp.

Ou seja, é possível dizer que metade dos brasileiros com smartphone faz mais ligações pelo WhatsApp que pela rede de voz de sua operadora móvel. Na prática, portanto, o app virou o maior serviço de telefonia móvel do Brasil, já que os outros 50% de brasileiros que usam mais a rede de voz estão divididos entre Claro, TIM e Vivo.

O Instagram, por sua vez, segue em curva ascendente no Brasil, segundo a pesquisa pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre Mensageria Móvel no Brasil. Em um ano, o app teve aumento de 82% para 87% na proporção de smartphones nacionais com o serviço instalado. Na comparação com seis meses atrás, o avanço foi de um ponto percentual, dentro da margem de erro da pesquisa.

Esta tendência de alta pode ser justificada pelo fato da capacidade de publicação de vídeos curtos e efêmeros, recurso conhecido como Stories, adotado por 76% dos usuários do Instagram. Dentre os apps pesquisados, essa funcionalidade é a que possui maior popularidade. Embora seja originalmente uma rede social de imagens, o Instagram conta com um recurso de envio de mensagens privadas, o Direct, que é utilizado por 71% dos seus usuários, razão para o seu monitoramento nesta pesquisa de mensageria. A proporção de usuários que abre o Instagram todo dia ou quase todo dia permanece estável em 83%.

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre Mensageria Móvel no Brasil entrevistou 2.086 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone, entre os dias 11 e 23 de janeiro. A amostra tem validade estatística, respeitando as proporções por gênero, faixa etária, renda familiar mensal e distribuição regional no País. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Parque temático com aventura pré-histórica é sucesso de público em Florianópolis

Opções de lazer para as crianças se divertirem com segurança? É no Floripa Shopping! O Parque temático Jurassic Land...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }