Portal Making Of

Temporada de Baleia-Franca começa com muitas boas-novas

crédito para Frank Santos Photographer

A temporada de baleias-francas no litoral sul do Brasil começou mais cedo em 2022 – o primeiro registro foi confirmado ainda no mês de junho.

Até aqui, o ProFRANCA identificou várias baleias, nem todas no litoral catarinense, que representa um berçário para a espécie. As primeiras imagens captadas por Frank Santos Photographer, em 23 de junho último, revelaram duas baleias adultas em Ilhabela (SP).

A análise de comparação com o Catálogo Brasileiro de Fotoidentificação das Baleias-Francas, que inclui 1070 baleias, constatou que são dois exemplares novos em nosso litoral, registradas com os números B894 e B895.

No último dia 29 de junho foi avistada uma fêmea com seu filhote em Macaé, no litoral do Rio de Janeiro, primeiro registro naquele local de uma baleia-franca, realizado por Marco Antonio Ferraz.

Em 30 de junho, outras duas baleias adultas foram avistadas defronte ao Centro Nacional da Baleia Franca, sede do ProFRANCA, em Imbituba (SC) – ambas sem filhotes. Uma delas já consta do catálogo, nascida em 2002 e reavistada em 2005 e 2007, nesta ocasião com um filhote. Em janeiro de 2020, ela foi identificada nas Ilhas Geórgias do Sul, uma das áreas de alimentação das baleias-francas, no extremo sul do Oceano Atlântico.

A descoberta foi possível mediante a comparação de fotos aéreas do Catálogo Brasileiro de Fotoidentificação das Baleias-Francas com imagens obtidas durante a expedição Braveheart, da equipe do South Georgia Right Whale Project. Esta foi a primeira vez que uma baleia franca catalogada no Brasil foi avistada em uma área de alimentação da espécie. A segunda baleia foi registrada como B895.

Quer saber onde tem baleia-franca?

O ProFRANCA informa diariamente em seus stories, no Instagram e Facebook, onde foram avistadas baleias-francas. No site do Projeto (baleiafranca.org.br) há mais detalhes sobre como são identificados os exemplares e um mapa das avistagens.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Microfone e política não se misturam

Radialistas e jornalistas que ocupam microfones e se candidatam pela primeira vez a cargos políticos, se elegem até com facilidade. Na última leva, isso aconteceu

A BADALADA CAMINHONEIRA DO ROSA

Mulher na boleia e percorrendo as estradas do Brasil não é nenhuma novidade. Já há muito tempo elas resolveram ganhar a vida e a liberdade

Suas ideias continuam vivas

Em reunião com reitores das universidades federais em janeiro, Lula falou sobre Luiz Carlos Cancellier, ex-reitor da UFSC: “Esse homem se matou pela pressão de

O zelador, o indígena e o alfaiate

O zelador, o indígena e o alfaiate Um esperto zelador argentino, um índio pawee solitário e um circunspecto alfaiate inglês. Onde estão reunidos três personagens

Leia mais