21.5 C
fpolis
21.5 C
fpolis
quarta-feira, 31 janeiro, 2024

Temporada frustrou setores da gastronomia e do entretenimento de SC

Foto: Divulgação Abrasel
Foto: Divulgação Abrasel
Últimas notícias

Pesquisa da Abrasel indica mais fechamentos de empresas e perda de postos de trabalho em 2022.

A alta da inflação, que ocasiona a perda de poder aquisitivo dos consumidores, somada ao pico da variante ômicron, após as festas de fim de ano explicam o resultado frustrante relevado pela pesquisa da Abrasel em todas as regiões turísticas de Santa Catarina.

Segundo o levantamento, 60,8% dos entrevistados afirmaram terem recebido um fluxo de clientes igual ou inferior ao mesmo período de 2020, que já não foi satisfatório. Para 66,7% deles, o gasto médio dos frequentadores teve redução real, considerando o efeito da inflação no período.

“O setor tinha a expectativa de que a temporada de verão significasse uma retomada pós-pandemia, que dizimou 5 mil empresas e mais de 40 mil postos de trabalho nos últimos dois anos”, afirma Raphael Dabdab, presidente da entidade em Santa Catarina. “Infelizmente o cenário para 2022 indica mais perdas, já que 68% dos negócios estão endividados e 18% deles não conseguem pagar suas obrigações em dia. A estimativa é de que levarão entre três e cinco anos para zerarem os débitos”.

A pesquisa demonstrou que 79,4% dos entrevistados não pretendem realizar qualquer investimento nos próximos 12 meses. E 23,9% devem reduzir ou fechar as operações.

Mais notícias para você
Últimas notícias

MDB é o primeiro partido a oficializar o apoio à reeleição de Topázio Neto em Florianópolis

Em setembro de 2023 o MDB estadual organizou um grande encontro no Lira Tênis Clube, em Florianópolis, para confirmar...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }