O celebrado o Dia Mundial do Planeta Terra (22), o Pacto Global – Rede Brasil, da ONU, em parceria com o climatologista Carlos Nobre e o médico patologista Paulo Saldiva, lançou o projeto ‘Burnout da Terra’.
Criada em parceria com a AlmapBBDO, a ação acontece às vésperas do Dia Mundial do Planeta Terra (22), apresenta um atestado médico fictício que diagnostica o planeta com síndrome de Burnout, como forma de chamar atenção para os impactos das mudanças climáticas e incentivar empresas a assumirem compromissos com a sustentabilidade.
O diagnóstico simbólico foi assinado por Nobre, vencedor do Prêmio Nobel da Paz, e por Saldiva, professor da Faculdade de Medicina da USP.
O mote foi inspirado nos sintomas clássicos da síndrome, como estresse, insônia, arritmia, queda de imunidade e pressão alta, o projeto faz um paralelo entre o esgotamento humano e os sinais de colapso ambiental.
Além disso, o movimento convida empresas a assinarem simbolicamente o atestado de ‘licença médica’ da Terra, para formalizar o engajamento com práticas sustentáveis. (propmark)