8.8 C
fpolis
8.8 C
fpolis
sexta-feira, 1 julho, 2022

Três em cada cinco brasileiros têm lixo eletrônico em casa

Reprodução
Últimas notícias

O Brasil está entre os países que mais produzem lixo eletrônico no mundo, segundo o The Global E-waste Monitor. O alerta levou a Vivo a identificar os hábitos de descarte de eletrônicos pelos consumidores. Segundo levantamento da V.Trends, hub de pesquisa e insights da Vivo, três em cada cinco brasileiros, o equivalente a 61% da mostra, possuem lixo eletrônico guardado em casa.

As principais barreiras para o descarte, afirmam os participantes, seriam a falta de pontos de coleta especializados por perto (61%) e a ausência de informação de como descartar estes resíduos da maneira correta (44).

Entre aqueles que fazem o descarte, 86% dizem que procuram separar seu lixo eletrônico dos demais resíduos recicláveis e 64% afirmam que fazem esse descarte em pontos de coleta especializados. Já 16% dos participantes informam que costumam jogar fora seu lixo eletrônico no lixo comum. E uma em cada cinco pessoas (19%) diz que costuma fazer o descarte junto com os demais recicláveis.

A pesquisa também revelou que aqueles com filhos costumam praticar com maior frequência hábitos sustentáveis, como a reciclagem. Cerca de 77% dizem que costumam fazer o descarte de lixo eletrônico, contra 66% do total de respondentes. Entre pais e mães, 62% sempre ou quase sempre descartam o lixo em pontos de coleta seletiva, comparado com 48% do total e 54% sempre ou quase sempre dão preferência a marcas que tem compromisso com a sustentabilidade, comparado com 44% do total.

Para estimular o descarte correto dos eletrônicos, a Vivo realiza campanhas recorrentes sobre o tema em suas lojas e canais digitais (Campanha Recicle com a Vivo).

Em 2021, a Vivo bateu recorde em volume de resíduos eletrônicos coletados em programa com o consumidor, o Recicle com a Vivo, impulsionados por campanhas em mídia e ações com parceiros e colaboradores. Foram 9,2 toneladas desses itens recolhidos e destinados para reciclagem, um crescimento de 21% em relação ao ano anterior. A meta para 2022 é ultrapassar 10 toneladas de eletrônicos recolhidos em lojas.

Entre os principais itens de descarte recebidos por meio do programa Recicle com a Vivo estão baterias, pilhas, fones de ouvido, carregadores e, é claro milhares de celulares.

Desde que foi implantado, em 2006, o programa Recicle com a Vivo já recolheu mais de 5 milhões de itens, sendo mais de um milhão de celulares e garantiu a destinação adequada de 128 toneladas de resíduos, que voltam para a cadeia produtiva sob a forma de matéria prima para produção de equipamentos como novos cabos e baterias.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Virou bagunça

Tomar a vacina contra Covid-19 em Florianópolis virou uma corrida com obstáculo.
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }