Portal Making Of

Turismo integrado e sustentável

Foto: Eco Parque Cachoeira do Papuã - Urubici / SC / Crédito: Janine Alves.
Foto: Eco Parque Cachoeira do Papuã - Urubici / SC / Crédito: Janine Alves.

O Lançamento da 6ª edição do Festival Nacional da Truta (Fenatrura), no dia 31, em Urubici, junto ao Eco Parque Cachoeira do Papuã,  foi também uma aula prática sobre turismo integrado e empreendedorismo sustentável.

Erionei Mathias, anfitrião e sócio-proprietário do Eco Parque Cachoeira do Papuã abriu a solenidade afirmando que é possível “empreender sem agredir o meio ambiente” e o exemplo prático é o Eco Parque Cachoeira do Papuã que nasceu de um minucioso estudo socioeconômico e de sustentabilidade ambiental. O parque, além de estar integrado com a natureza, conta com o sistema de tratamento de esgoto mais moderno do mundo. As inúmeras autoridades que sucederam demonstram o mesmo empenho para o desenvolvimento turístico da região concomitante aos cuidados ambientais.

Foto: Sky Bike Urubici / SC / Crédito: Janine Alves.
Foto: Sky Bike Urubici / SC / Crédito: Janine Alves.

Atualmente a região serrana conta com uma ampla redes de pousadas e hotéis, restaurantes e equipamentos turísticos de tirar o fôlego como no caso da sky bike, uma bicicleta suspensa em cabos de aço a 150 metros de altura, ou uma plataforma de vidro que desafia a quem tem medo de altura, mas fascina pelo espetáculo que a vista das cachoeira e da natureza proporciona.

A região conta também com esportes radicais como rapel, quadriciclo, motocross, além de cavalgadas, balanços e pêndulos que parecem ir para o infinito e muitas trilhas. Mas no caso específico do da Fenatruta o evento tem por objetivo impulsionar a produção e consumo de um peixe de água doce que chegou a região há cerca de 60 e hoje é fonte de renda para famílias, empresas da região e uma iguaria para gastronomia local e, junto com o vinho de altitude produzido na região, oferece uma experiência aos cinco sentidos de moradores e visitantes.

Segundo dados da Associação Catarinense de Truticultores – Acatruta atualmente são 67 produtores no estado que produzem mais de 950 toneladas de truta arco íris por ano.

Mas não se engane, esse esforço é árduo e recentemente uma das conquistas do setor foi a liberação dos recursos para uma rodovia SC-370, entre Urubici e Rio Rufino, pleiteada há mais de 40 anos que finalmente vai ser pavimentada. Olhar para Santa Catarina de forma integrada também é um desafio para os futuros Governos para fazer jus ao empenho dos empresários e prefeitos de todas as regiões.

A Fenatruta vai até o dia 02 de outubro onde os restaurantes oferecem pratos a base de truta por preços que podem variar entre 56 e 79 reais. O Festival e é uma realização da Pouserra, Associação do trade turístico de Urubici e Bom Retiro, conta com a correalização do Sebrae/SC, apoio da Prefeitura Municipal de Urubici e da Verdureira W Niehues e leva o patrocínio das seguintes empresas: Cachoeira Papuã, Hospedaria Refúgio do Invernador, Imobiliária Zeca Marques, Pousada Fogo Eterno, Serra Bela Hospedaria Rural, Sicoob, Vinícola Pericó, Vinícola Serra do Sol e Vinícola Urupema e são estas organizações públicas e privadas que integradas estão acelerando o desenvolvimento turístico da região.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: