Segundo a coluna de Ricardo Feltrin, no Portal UOL, nesta quinta-feira, 2, a TV aberta e TV paga têm 84,8% do ibope no Brasil. A TV aberta representa 73% dessa conta e a TV paga, 11,8%.
O colunista teve acesso, pela primeira vez, aos dados completos do consumo de audiovisual no Brasil em todas as formas: TV, celular, tablet e computador. Segundo ele, os números mostram o incrível poder que a TV tradicional ainda tem no hábito do brasileiro.
A Kantar está medindo Streaming e YouTube separadamente. Para o público que está consumindo apenas por aparelhos de TV e TV conectada fica assim: TV aberta e paga – 84,8%, YouTube – 8,7% e Streaming – 6,5%. Já na medição com todos os aparelhos dentro de casa (celulares, tablets, computadores etc), o resultado é esse: TV aberta e paga 76,3%, YouTube 16,6% e Streaming: 7,1%.
Vale destacar que todos os dados acima se referem a janeiro de 2023. Essa medição já está sendo feita pela Kantar desde o ano passado. São acompanhadas amostras nas 15 maiores regiões metropolitanas do país.