Portal Making Of

Uber vai deixar o Brasil? Correios vão substituir a empresa? Entenda a polêmica

Divulgação

Uma polêmica repercutiu ontem, 6, após uma declaração do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, ao portal Valor Econômico, sobre a empresa Uber e os Correios. Marinho afirmou não estar preocupado se a Uber vai sair do Brasil. “Posso chamar os Correios, que é uma empresa de logística, e dizer para criar um aplicativo e substituir. Aplicativo se tem aos montes no mercado”, disse.

Marinho falava sobre a regulamentação dos aplicativos de transporte e a provável mudança na legislação trabalhista brasileira. Na campanha presidencial, Lula prometeu direitos para os motoristas, que hoje não são contemplados pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

A Uber sempre se esquiva de locais com esse tipo de regulamentação e durante a campanha do atual presidente teria ameaçado deixar o país caso o trabalho dos motoristas e entregadores de aplicativos fosse regulamentado. Segundo Marinho, o que ele chamou de “chantagem” também foi adotado pela empresa na Espanha, mas que não foi levado adiante.

“As empresas estão dispostas a discutir. Na Espanha, no processo de regulação, a Uber e mais alguém disseram que iam sair. Esta rebeldia durou 72 horas. Era uma chantagem”, disse o ministro.

Em nota ao Portal UOL, a Uber comentou a declaração sobre a Espanha. “Durante a discussão regulatória naquele país, a Uber divulgou estimativas sobre o impacto das medidas e apontou a contrariedade dos próprios entregadores com a regulamentação, que levou à migração forçada de muitos profissionais para o modelo de operadores logísticos (sem cadastro direto nos aplicativos) e reduziu o número de pessoas trabalhando na atividade” disse.

Também na nota, a Uber destaca que “continua suas operações na Espanha e tem apresentado ao governo os problemas identificados na implementação da regulação”.

Mas, afinal, a Uber vai deixar o Brasil? Os Correios vão substituir a empresa?

Ainda não se tem nada decidido sobre a proposta do governo e nenhuma manifestação oficial da Uber sobre a saída do país. E sobre os Correios substituírem a empresa no Brasil, foi somente uma suposição por conta da declaração de Marinho.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais