Portal Making Of

Um debate que entrou para a história da comunicação no Brasil

Em 1982, na figura do jornalista Fernando Mitre, o SBT transmitia o primeiro debate entre candidatos no Brasil. Era um debate entre os dois principais concorrentes ao governo de São Paulo.

Esse debate foi mediado pelo jornalista Ferreira Neto, que, inclusive, comandou o programa fumando um charuto. Participaram do debate o prefeito da capital paulista na época, o engenheiro civil Reynaldo de Barros, e o senador e advogado Franco Montoro.

Reynaldo era um “prefeito biônico”, como se dizia na época, pois havia sido nomeado pelo então governador Paulo Maluf, também ele um biônico e ambos do PDS, o partido de sustentação do governo. Já Franco Montoro, do PMDB, representava uma ampla frente de oposição ao militarismo.

No domingo (16) a noite o jornalista Fernando Mitre, agora na Band, mais uma vez fez história colocando em prática um novo formato de debate entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula da Silva (PT).

Foi tirado o mediador e eles foram obrigados a administrar seus tempos entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas e vimos uma interação muito interessante entre os dois candidatos desse segundo turno.

O tema pandemia deixou desconfortável o presidente Bolsonaro e o assunto corrupção acabou incomodando mmuito o petista Luiz Inácio Lula da Silva. Os candidatos falaram muito do passado e pediram para que o eleitor fosse procurar no Google o passado do adversário.

Segundo a Band, o assunto mais procurado no Google durante o debate foi desmatamento, mas tivemos também os assuntos pesquisa, corrupção, TSE e Lava Jato. Enfim, apesar da hostilidade esperada para a noite de domingo, eles acabaram até se aproximando e quase se abraçando, o que seria realmente um gesto inimaginável.

O ponto negativo dos candidatos é que todos que assistiram o debate não souberam nada sobre o futuro da economia no Brasil. O passado foi o assunto mais explorado e talvez esteja aí o ponto de melhora para os futuros candidatos no Brasil.

Vimos que nesse debate não houve vencedor e nem vencido e cada um dos candidatos teve tempo de melhor desempenho. Lula começou melhor, mas Bolsonaro virou o jogo e acabou mais confortável em relação aos assuntos discutidos.

Mas não há como negar que a chegada do senador eleito Sérgio Moro (UB) com Jair Bolsonaro nos estúdios da Band e depois ficando do lado do presidente na hora da entrevista final foi a imagem mais marcante deste primeiro debate.

Os próximos debates estão agendados para o dia 21 no SBT e também no dia 28 de outubro na Rede Globo, o último antes do dia 30, dia da escolha do próximo presidente do Brasil.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais

Morre o vereador Gabrielzinho

Faleceu nesta segunda-feira, 1º de julho, o vereador Gabrielzinho Meurer (PL). Há um mês ele lutava pela vida na UTI do hospital da Unimed, em

Morre o vereador Gabrielzinho

Faleceu nesta segunda-feira, 1º de julho, o vereador Gabrielzinho Meurer (PL). Há um mês ele lutava pela vida na UTI do hospital da Unimed, em