26.7 C
fpolis
26.7 C
fpolis
sexta-feira, 2 fevereiro, 2024

União das Câmara de Vereadores de Santa Catarina tem crescimento de 17%

Últimas notícias

Desde a última terça-feira, 28, em Florianópolis, a União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc) realiza seu Congresso Estadual e a presidente Marcilei Vignatti (PSB) fez o primeiro do evento, que termina nessa sexta-feira, 1, dizendo que a Uvesc teve um aumento no número de associados.

Participaram da solenidade de abertura o governador Jorginho Mello (PL), o presidente da Alesc, deputado estadual Mauro de Nadal (MDB), o presidente do Tribunal de Contas, Herneu de Nadal, e mais de 400 vereadores de todo Estado.

Segundo Marcilei, desde maio deste ano até agora a entidade cresceu 17% no número de Câmara de Vereadores associadas, chegando a 81 membros (de acordo com o site da Uvesc) dos 295 municípios catarinenses. Das principais cidades, Câmaras como as de Blumenau, Chapecó, Florianópolis e Joinville fazem parte da associação

Como ex-vereador de Herval do Oeste, o governador Jorginho Mello destacou a importância do vereador nos processos de deliberação e atuação política. “Ninguém tem mais legitimidade que o vereador para fazer um pleito, ele é o grande escudo da população”.

Durante os três dias, os vereadores catarinenses puderam participar de painéis e palestras com foco na fiscalização do Sistema Único de Saúde nos Municípios; ICMS na Educação; Procuradorias, Observatório da Violência e o Covid; Áreas de Apps nos Municípios; o Desenvolvimento Territorial e a gestão da Água nos Municípios.

No terceiro dia do congresso foi lançado o prêmio Boas Práticas, que objetiva promover e incentivar as boas práticas legislativas, destacando experiências bem-sucedidas que poderão ser replicadas por outras Câmaras Municipais.

Vereadores e servidores participaram de palestras voltadas aos processos legislativos e comunicação. Também conheceram projetos de sucesso de Câmaras Municipais e acompanharam um debate com os jornalistas Renato Igor, Maga Stopassoli e Upiara Boschi.

No último dia do evento acontecem as oficinas de Comunicação Legislativa e Prática e Regimento Interno nas Câmaras de Vereadores. Já às 10 horas, a Uvesc realiza sua Assembleia Geral Extraordinária.

Avatar photo
Sergio de Oliveira
Jornalista formado pela UniSociesc tem graduação também em Gestão Comercial pela Uniasselvi. Foi dirigente e consultor nas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau e Gaspar. Tem experiência em comunicação governamental, com passagem por órgãos públicos de Blumenau. Atua na área de comunicação desde 1993 com passagens por veículos como Rádio Atlântida FM, Rede TV Sul, Rádio Blumenau e Jornal O Município. Já foi produtor, editor e colunista, além de empreender na área de jornalismo digital. Há 14 anos estuda e escreve sobre o cenário político de Santa Catarina, procurando apresentar informações que orientem e ampliem a visão do leitor/internauta. Contato: sergio.redacao@gmail.com
Mais notícias para você
Últimas notícias

Deputados de oposição articulam uma PEC para que parlamentares escapem do STF

Por conta das recentes operações da Polícia Federal contra deputados federais e senadores da República e sob argumentos de...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }