Portal Making Of

Vinda de Lula para Santa Catarina só beneficiaria Décio Lima

A justificativa para que o ex-presidente Lula não viesse mais para Joinville nesta quarta-feira, 19, foi que não conseguiram encaixar a cidade na agenda do candidato petista.

Segundo a assessoria, durante essa semana Luiz Inácio da Silva vai estar no Rio Grande do Sul, São Paulo e também em Recife. Os petistas catarinenses queriam que Lula ficasse em Florianópolis, pois o desempenho da esquerda na Capital foi melhor e a possibilidade de aumentar a votação de Décio e Lula é maior.

Mas Lula insistiu em ir para a mesma cidade onde Bolsonaro terminou o primeiro turno com uma motocarreata. O problema é que em Joinville a penetração de Bolsonaro foi muito significativa e poderia haver manifestações bolsonaristas contra o evento do PT.

Mas a vinda de Lula para Santa Catarina dificilmente mudaria o atual cenário porque o estado já se mostrou ser de direita e de ser também um dos mais fortes redutos do presidente da República.

Mesmo sendo uma eleição tão apertada, Santa Catarina representa apenas 3% do eleitorado brasileiro e é mais vantajoso que o candidato a presidente do PT dê ênfase a estados menos bolsonaristas e com maior número de votos.

Portanto, mesmo Lula tendo uma grande consideração por Décio Lima, essa vinda só iria beneficiar mesmo o candidato petista ao governo de Santa Catarina.

Mas a visita do ex-presidente não está descartada para a última semana de campanha, mas já se sabe que a prioridade é para o Sudeste e a preparação para o debate da Rede Globo, que vai acontecer no dia 28.

RAÍ É LULA

O ex-jogador de futebol Raí deu uma declaração em favor de Lula na premiação do Bola de Ouro desta segunda-feira, 17.

Durante o trecho da premiação que relembrou seu irmão Sócrates, ele disse que “teremos uma decisão importante no nosso país daqui alguns dias. Nós sabemos muito bem de que lado ele (Sócrates) estaria. Estaremos todos apoiando ele (Lula). Importante não somente para o Brasil, mas para o mundo”, e em seguida ele fez um “L”.

PESQUISA IPEC

No fim da tarde desta segunda-feira, 17, o Instituto IPEC, antigo Ibope, divulgou os números de uma pesquisa eleitoral para a Presidência da República encomendada pela TV Globo.

Os números dos votos totais, somando brancos, nulos e indecisos, Lula aparece com 50% das intenções de voto enquanto Bolsonaro aparece com 43% da escolha dos ouvidos pelos pesquisadores.

A pesquisa foi feita com 3008 entrevistas em 184 municípios entre os dias 15 e 17 de outubro. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95% e a pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-02707/2022 com o custo de R$ 356.901,84.

Bolsonaristas dizem não confiar no Ipec, pois no primeiro turno o instituto acertou apenas uma das 27 pesquisas feitas para presidente e para governador em vários estados da Federação.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais