A força ancestral do benzimento ganha expressão artística, sensível e contemporânea com a retomada da Roda de Benção, conduzida por Camila Benzedeira, no Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Sousa.
A primeira Roda da temporada 2025 será amanhã, (7), às 17h, em homenagem às mães, considerando que em 11 de maio será comemorado o Dia das Mães. Dessa forma o reforço do convite vai para as matriarcas e suas crianças – independente da idade.
Afinal, conforme a própria Camila explica, essa é uma benção coletiva que alinha: saberes ancestrais colhidos no invisível da natureza da Ilha da Magia, com os saberes científicos que ela recebeu nas graduações de Psicologia, Pedagogia e formações de arte e comunicação.
“Essa é uma experiência que traz o ofício de Benzer, patrimônio imaterial de Floripa, para a comunidade com uma experiência de reflexão contemporânea”, reflete Camila.
A experiência tem cerca de 60 minutos de duração. Enquanto Camila conduz um ritual de limpeza energética, utilizando ervas, incenso e cânticos, ativa os elementos fogo e ar como instrumentos de purificação. A vivência segue com músicas e partilhas emocionais, que acolhem os sentimentos dos presentes, proporcionando acolhimento e elevação da energia pessoal e coletiva.
Camila explica que benzer é bendizer, propagar o amor por si e pelo próximo. De acordo com ela, para essa nova temporada, o Roda de Benção sai dos palcos do teatro e volta a ter um contato ainda mais próximo do público. Neste formato, grupos de cerca de 40 pessoas, receberão o benzimento coletivo e, ainda, aprenderão a arte de se benzer.
A temporada Roda de Benção 2025 é uma realização do Edital Circuito Catarinense de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc – PNAB / SC – 2024, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, Ministério da Cultura, Governo Federal. A produção é da Camila Gomes em parceria com a MAF Economia Criativa, e apoio do Museu Histórico de Santa Catarina – MHSC.
*****
*****
POP Camerata
Nesta quinta-feira (8), a Camerata Florianópolis sobe ao palco do Teatro Ademir Rosa (CIC) para apresentar o “POP Camerata”, um espetáculo bem conhecido do público, mas desta vez com 9 novas canções no repertório. Entre as novidades estão Diamonds (Rihanna), Chandelier (Sia) e Lose Control (Teddy Swims). Os ingressos para o espetáculo, com início previsto para às 20h30, estão à venda no site da Blueticket.
Além do espetáculo na noite dessa quinta-feira, a orquestra abrirá seu ensaio final para estudantes de escolas públicas da Grande Florianópolis
*****
*****
Bárbara!
Quem soprou as velinhas ontem foi linda Bárbara Erig. Parabéns, querida taurina!
*****
*****
Visita ilustre no Lindacap
Neste domingo, a gestora do Restaurante Lindacap, Carol Pellegrini, recebeu uma visita muito querida pelos catarinenses: o tenista Guga Kuerten. Ao lado da esposa e dos filhos, o manezinho aproveitou o almoço para saborear alguns dos pratos mais tradicionais da casa, que celebra 61 anos de história em maio.
Também marcaram presença a colunista Carol Castro, do ND, e sua filha Duda, prestigiando o restaurante que já está lindamente decorado para o Dia das Mães — com direito a um espaço instagramável que promete encantar todas as mamães.
*****
*****
Virada de lote
Nesta terça-feira, 06 de maio, acontece a virada de lote da South Run – Etapa Costa Leste, prova de trail que acontece no próximo dia 18 de maio em Florianópolis. Com percursos de 15km e 25km por trilhas, praias e estradas da região leste da Ilha, o circuito pode ser feito individualmente ou em duplas.
A partir de hoje o último lote entra em vigor a R$ 239,00. A etapa tem patrocínio de Ocean Drop, Löw Engenharia, Zen Telecom, Cervejaria Refúgio e Aji Fungi, e conta com apoio de Red Bull Energético, NDTV, Oakley, CNBox Floripa, Studio Mormaii Floripa, Atletis, Hotel São Sebastião e Divina Terra Campeche.
São esperados 400 atletas na etapa.
*****
Compostagem em foco
A Semana da Compostagem, que acontece em Florianópolis entre os dias 04 e 10 de maio, faz parte de um movimento internacional, iniciado em 1995, no Canadá, pela Fundação Compost Research & Education.
Os eventos para marcar a semana, na Capital, são organizados pelo Coletivo Floripa Lixo Zero, que tem o apoio do Mandato Agroecológico do deputado estadual Marcos José de Abreu – Marquito – e de várias outras organizações.
No ano de 2019, no mandato de vereador, Marquito aprovou a Lei 10.501, da compostagem, que institui “a obrigatoriedade da destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos orgânicos por meio dos processos de reciclagem e compostagem”.
Link para cadastrar-se na agenda colaborativa de ações: https://forms.gle/jxyaGxsJQMBQnHMBA
*****