Mensagens como Reciclar, Preservar, Regenerar, Cuidar da Vida e da Natureza irão permear as comunicações da nova plataforma de sustentabilidade da Vivo em 2025: o Futuro Vivo. Em ano de COP 30 no Brasil e em um momento em que a agenda climática nunca se mostrou tão urgente, a Vivo, reforça seu compromisso com a sustentabilidade, e inspirada em suas iniciativas em ESG, irá promover reflexões sobre a preservação ambiental com a Amazônia como eixo central das discussões.
O filme, criado pela Africa Creative e produzido pela Coração da Selva, se ambienta em um cenário em que natureza e tecnologia coexistem, destacando os detalhes e dinâmicas naturais como mecanismos tecnológicos: a natureza como maior tecnologia que existe. Com mensagens de cuidado com o meio ambiente e com a vida, a produção destaca a conexão essencial entre as pessoas e o planeta.
A campanha apresenta Alok como embaixador da plataforma Futuro Vivo, aliando todo seu histórico e valores ligados à sustentabilidade e povos originários ao compromisso da marca com essa frente. Além disso, outras propriedades da Vivo somarão aos esforços: “Vamos usar nossos patrocínios em festivais e no esporte para promover experiências que façam as pessoas experimentarem e se sensibilizarem sobre a questão ambiental. Usaremos as vozes de nossos embaixadores em prol da causa. Daremos ainda mais protagonismo para iniciativas proprietárias como o Vivo Recicle capazes de fazer diferença real no mundo”, explica Marina Daineze, Diretora de Marca e Comunicação da Vivo.
A campanha também marca o lançamento do novo logo sonoro e música da Vivo, desenvolvidos em parceria entre Alok e a Soundthinkers – Sound Company de Inteligência Sonora. O logo sonoro, composto por duas notas que remetem à palavra “Vivo” e ao canto de pássaros sintetizado tecnologicamente, reflete a união entre ancestralidade e inovação.
“O objetivo era criar algo que não apenas representasse a modernidade da Vivo, mas que fosse um chamado para as pessoas se conectarem com suas emoções, com o outro e com o mundo ao redor. Os sons orgânicos trazem essa dimensão humana, enquanto os elementos eletrônicos apontam para um futuro de possibilidades”, explica Alok.
A trilha da campanha apresenta o manifesto sonoro da marca, uma música criada exclusivamente para representar a Vivo. Para Marina Daineze, “O logo e o manifesto sonoro são uma celebração da vida, da natureza e da conexão entre as pessoas, reforçando nossa identidade enquanto marca comprometida com o futuro do meio ambiente. Queremos usar nossa força como marca para amplificar as discussões sobre sustentabilidade, impactando as futuras gerações e promovendo uma transformação tecnológica sustentável. A preservação ambiental é prioridade para a Vivo e um valor compartilhado com nossos consumidores.” Com Futuro Vivo, a marca convida as pessoas a repensarem sua relação com o planeta e a abraçar um futuro sustentável.
Vivo Sustentável
A iniciativa da Vivo reflete a atuação sustentável da marca e o reconhecimento de mercado desses esforços nos últimos anos. A empresa iniciou sua jornada de descarbonização logo após o Acordo de Paris de 2015, quando estabeleceu suas primeiras metas e mantém um Plano de Ação Climática com desafios de curto, médio e longo prazo validados pela ciência. Em 2019, a Vivo passou a compensar as emissões residuais – que ainda não podem ser evitadas – por meio do investimento em projetos de preservação da Floresta Amazônica e reflorestamento no Mato Grosso. Ao longo dos últimos nove anos, a Vivo reduziu em 90% suas emissões próprias de gases de efeito estufa, resultado de medidas como o uso de energia de fontes 100% renováveis, biocombustível na frota e maior eficiência operacional.
Em 2024, a Vivo anunciou novos compromissos para impulsionar sua agenda pelo clima. A companhia pretende atingir o net zero (zero emissões líquidas), até 2035, cinco anos antes do previsto, desafio considerado inédito para grandes empresas do setor. Para chegar ao net zero, a companhia mantém, desde 2021, um programa junto aos seus 125 fornecedores carbono intensivos, com sensibilização, engajamento e consultoria especializada para que estas empresas realizem seus inventários, estabeleçam planos de ação e assumam compromissos de descarbonização. Como resultado, desde o início do programa, o número de fornecedores da Vivo engajados com alguma iniciativa pelo clima cresceu de 30% para 87%.