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terça-feira, 30 janeiro, 2024

WhatsApp é principal canal de comunicação para 86% dos vendedores do Brasil

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Presente em 99% dos smartphones brasileiros, o WhatsApp tem ganhado cada vez mais protagonismo para negócios. É o que aponta a segunda edição da pesquisa Panorama de Vendas, desenvolvida pela RD Station, com o apoio da TOTVS e Tallos. O levantamento, que ouviu mais de 1.700 empresas de diferentes portes e segmentos de todas as regiões do Brasil, constatou que, para 86% delas, o WhatsApp é a ferramenta mais utilizada pelo time de vendas, aumento de 4% em relação à primeira edição (82%).

A comunicação cada vez mais rápida e assertiva reforça a necessidade da busca por soluções de marketing e vendas conversacional para profissionalização do uso da ferramenta. “Vivemos uma era muito dinâmica em que o marketing conversacional está ganhando mais relevância e sendo destaque nas estratégias de comunicação das empresas. Com tantas opções em mãos, é importante que as empresas entendam quais canais fazem mais sentido para as prospecções que estão sendo trabalhadas. Ter o entendimento de qual canal funciona melhor para o seu cliente de acordo com a maturidade da empresa pode acelerar muito a etapa de negociação”, diz Gustavo Broilo, Diretor de Vendas da RD Station.

Dentre as empresas participantes do estudo, 58% afirmaram que usam o WhatsApp de forma ativa, ou seja, buscam os contatos com seus clientes por esse meio. Em termos de frequência, 79% utilizam o canal diariamente para fazer follow-up das suas negociações. Nesse ponto, a pesquisa constatou uma grande quebra na gestão das informações. Embora um grande número afirme utilizar diariamente, apenas 21% têm o WhatsApp integrado com o CRM de vendas. Enquanto quase 80% não tem um processo bem estruturado para o registro dessas informações ou então registram apenas o que acham relevante no CRM.

“Pensando em gestão de dados, é fundamental que se use ferramentas para documentação dessas interações, para garantir e identificar que os processos de vendas estão sendo seguidos, além de evitar perda de histórico caso um vendedor saia da empresa”, explica Broilo.

 

Aumento da profissionalização no uso do WhatsApp

Com 120 milhões de usuários ativos, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no Brasil. Outra pesquisa — interna com a base de clientes da RD Station ( cerca de 40 mil empresas) — destacou um aumento de 43% do número de contas utilizando o Botão do WhatsApp e de 90% utilizando a extensão de WhatsApp para CRM no comparativo entre 2022 e 2021.

A eficiência também foi comprovada pelos resultados: as conversões cresceram quase 70% e os fechamentos de vendas aumentaram 40% no mesmo período. Existem soluções de extensão gratuitas do mercado, que podem gerar vendas de até 40% a mais do que não utilizam. Por exemplo, 78% dos respondentes afirmaram que utilizam a versão profissional da ferramenta WhatsApp Business.

“Nossas pesquisas destacam a importância e busca por algumas otimizações e automatizações oriundas do serviço profissional. Existem diferentes soluções tecnológicas, das mais simples e gratuitas ao uso de chatbots, que centralizam os canais de atendimento, dependendo do estágio de maturidade da empresa. E para além da tecnologia, é fundamental ter processos bem definidos e um padrão a ser seguido por todos que atuam no time comercial”, finaliza Broilo.

O estudo completo está disponível aqui.

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