Portal Making Of

Protagonismo negro e surdo em festival na França

O nome já é ótimo: Entre Palhaços e Parafusos, mas melhor ainda é ver a produção audiovisual que representa o Brasil na competição de cinema do Clin d’Oeil Festival 2022. O festival internacional de artes em línguas de sinais ocorre em Reims, na França, de 30 de junho a 3 de julho. Realizado pelo Grupo Signatores e produzido pela produtora catarinense Odù Articuladora Cultural em parceria com a Quimera Produções Artísticas, de Porto Alegre, o curta-metragem é o único filme nacional a concorrer nas categorias “Melhor Diretor” e “Melhor Filme”.

Com direção de Adriana Somacal, o curta apresenta uma narrativa baseada no cotidiano de Márcio de Lima, um homem surdo, negro e periférico que passa os dias trabalhando em uma fábrica e sonhando em ser um artista de circo. Diferente dos parafusos que ajusta diariamente, Márcio não se encaixa nas engrenagens do seu cotidiano. Em sua tentativa de ludibriar a falta de comunicação e as opressões vividas dentro do trabalho, encontra formas inusitadas de enxergar o mundo ao seu redor a partir dos olhos sonhadores de um palhaço.

O mais interessante é que o roteiro foi criado a partir da história do ator surdo que sonha em ser palhaço. Em 2012, o Grupo Signatores visitou uma empresa para divulgar a oferta de vagas para oficinas de teatro para surdos. Entre os funcionários surdos da empresa, Márcio de Lima teve interesse e passou a participar do grupo. Como parte da metodologia da oficina, havia o objetivo de realizar a montagem final de um espetáculo.

Foi criada então uma apresentação construída a partir de entrevistas e relatos de experiências dos participantes surdos, o espetáculo “Memória na Ponta dos Dedos”. Desde 2012, Márcio participou em outras montagens do Grupo Signatores, como “O Ensaio de Alice” (2013) e “Alice no País das Maravilhas” (2015).

Compartilhando experiências ao longo do processo, Márcio contou sobre como era o cotidiano de trabalhar em uma empresa, apertando parafusos o dia inteiro, e como era difícil sua relação com os outros funcionários ouvintes. O ator surdo sempre compartilhou que tinha o sonho de ser palhaço, o que motivou Adriana Somacal na escrita do roteiro do curta-metragem “Entre Palhaços e Parafusos” em 2021, também assinado por Jéferson Rachewsky. Depois, o curta foi filmado em apenas um dia.

*****

Falando em protagonismo negro…

O cineasta paulista Jeferson De, um dos grandes expoentes do cinema negro brasileiro e um dos diretores da novela Além da Ilusão da TV Globo, estará em Floripa para a tão esperada 4ª Mostra Brasil de Cinema, de  13 a 16 de Julho de 2022. Ele vai ministrar oficina de cinema, que acontece durante três dias. As vagas são limitadas e podem ser feitas pelo site www.mostrabrasil.com.br, gratuitamente.

A Mostra também vai exibir filmes e realizar debates. Um dos filmes que está sendo super esperado é o aclamado “Medida Provisória”, com direção de Lázaro Ramos e elenco 100% formado por atores e atrizes negras, atualmente em exibição no circuito comercial. A programação toda gratuita foi pensada para aproximar jovens e contribuir com a construção da cidadania. O evento será aberto, na praça da Lagoa da Conceição.

*****

*****

Jantar harmonizado   Fotos Felipe Moraes

O segundo Jantar Harmonizado Viñeros, que aconteceu na última quinta-feira, contou com presenças especiais na apresentação dos rótulos e no menu.

Alexandre Manz, enólogo brasileiro que mora há 25 anos em Portugal, foi quem assinou a carta de vinhos da noite.

O chef Bernard Bittencourt, da Afago Cozinha artesanal, foi quem contribuiu com a sequência de entrada, prato principal e sobremesa do jantar intimista para apenas 20 pessoas.

Lara Cerullo e Ricardo Morsh provaram e aprovaram todas as delícias harmonizadas do Viñeros.

*****

*****

Almoço Italiano

Quem conhece a Carbone sabe que, além do local ser lindo, tudo lá é de comer rezando. E o melhor, aquela pizza incrível soma agora à novidades veramente italianas.

Bruschettas, Carbonara, Ravioli, Parmegiana, Burrata e Panna Cotta. Este é o sotaque e também os sabores que podem ser apreciados aos finais de semana na Carbone Pizzeria, que fica no Square SC.

Isso porque o restaurante do chef italiano Filippo Ferrantelli passará a abrir também para os almoços de sábado e domingo, das 12h às 16h, com cardápio exclusivo de massas frescas, preparadas ali mesmo no local em frente aos clientes.

O menu italiano, somado ao ambiente agradável e familiar, promete oferecer aos clientes uma experiência que vai muito além do sabor. A partir do mês de julho, os almoços de final de semana vão ter também espaço kids com recreacionistas.

*****

Destaque na área da saúde

Presidente da Imex Medical Group, Edison Bianchi, foi eleito um dos 100 mais influentes do segmento da saúde em 2022, na categoria Empresário, pela revista Healthcare Management.

A empresa, com sede em São José (SC) e líder de mercado no segmento de Arco Cirúrgico, é uma das maiores do país no segmento de equipamentos e serviços para área de diagnósticos por imagem. Para 2022, o empresário estima uma projeção de crescimento de 20% da Imex, sendo que a empresa estima dobrar o seu faturamento até 2025, chegando ao acumulado de R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Hans Donner – o designer atemporal

Ele é divertido e criativo e encantou os convidados com sua história de vida. Ouvir Hans Donner é uma aula de história, criatividade e humor.

Hans Donner – o designer atemporal

Ele é divertido e criativo e encantou os convidados com sua história de vida. Ouvir Hans Donner é uma aula de história, criatividade e humor.