Portal Making Of

2ª edição do Festival de Cinema ‘Inflamável’ tem início nesta quinta em Florianópolis

O Festival Inflamável chega à sua segunda edição com o patrocínio do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura e apoio do Museu Histórico de Santa Catarina e da Secretaria de Cultura do Município de Porto, Portugal.

O Duo Strangloscope, composto pelos cineastas radicados em Florianópolis Cláudia Cárdenas e Rafael Schlichting, assina o projeto artístico e curadoria do Festival Inflamável, numa produção da Dois Plátanos, da cineasta catarinense Maria Emília Azevedo. A apresentação do evento será da Drag Suzaninha e a noite de premiação (último dia do festival), contará com tradução em Libras, com profissionais da Empresa Interpres.

O Festival Inflamável é uma produção que cria a oportunidade de cineastas, artistas visuais e fotógrafos catarinenses serem selecionados mediante inscrição para uma oficina de realização de aproximadamente 20 curtas-metragens experimentais em Tomada Única de Super 8 que, depois da revelação e digitalização dos filmes, integram as sessões competitivas durante o evento de exibição.

Durante o festival será oferecida uma oficina gratuita de “Manipulação Direta em Suporte Analógico – Reabilitando Imagens do passado”. Na realização da Oficina da primeira edição do festival, foi estabelecida uma parceria com o Programa Shuttle, da Secretaria de Cultura do Município de Porto (Portugal) que patrocinou a vinda da cineasta experimental portuguesa Tânia Dinis. Ela apresentou seu trabalho e compartilhou seus conhecimentos junto ao Duo Strangloscope nas aulas oferecidas aos 24 participantes.

Nesta segunda edição a Oficina de realização de curtas experimentais em tomada única de Super 8 conta novamente com o apoio do Programa Shuttle. Com esse patrocínio, foi possível a vinda do cineasta experimental Ricardo Leite que ministrou aulas, juntamente com o Duo Strangloscope, para um grupo de 20 selecionados via inscrição. Tudo foi ofertado gratuitamente: aulas, filmes Super 8, empréstimo de câmeras Super 8, revelação e digitalização dos filmes. As duas oficinas aconteceram na sala de workshop do Museu Histórico de Santa Catarina, cujo espaço também foi cedido gratuitamente para o evento.

Outras parcerias firmadas com cineastas internacionais se referem ao convite para a criação do vídeo de apresentação do Festival Inflamável, o teaser utilizado como vinheta para início de cada sessão do festival.

O objetivo é trazer para o Festival Inflamável exemplos de realizações experimentais contemporâneas em Super 8. Para isso, também foi incluída uma seleção de curtas experimentais em Super 8 com chamada pública e seleção curatorial do Duo Strangloscope.

Haverá sessões competitivas tanto dos curtas realizados na nossa Oficina de Realização de Curtas Experimentais em Tomada Única de Super 8 quanto dos curtas selecionados via inscrições. Esta segunda modalidade concorrerá apenas ao troféu via Voto Popular, mediante contagem de votos da plateia presente ao evento.

Os 20 curtas-metragens realizados pela oficina do Inflamável serão julgados por um grupo de três jurados convidados que residem fora do estado de Santa Catarina.

O Festival Inflamável terá uma programação composta por:

⦁ Sessões Competitivas de curtas exibidos em Super 8,

⦁ Sessões de curtas Super 8 digitalizados que participarão da competição atribuída pelo júri popular,

⦁ Sessão de curtas de filmes em Super 8 domésticos,

⦁ Debates com realizadores,

⦁ Oficina gratuita de pintura sobre filme com a cineasta catarinense Moira Lacowicz,

⦁ Performances de cinema expandido dos artistas cineastas Paulo Pécora, Tetsuya Maruyama e Duo Strangloscope,

⦁ Sessão de Premiação dos filmes concorrentes em diferentes modalidades.

⦁ Sessão de apresentação do resultado da Oficina de Pintura Sobre Filme

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

DIA 16/03 – QUINTA-FEIRA

18h-18h50 – Distribuição de senhas para a Sessão de Abertura

19h30 – Sessão de abertura do Festival e homenagem a Gilberto Gerlach

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Exibição do documentário Gerlach Cine Desterro (8`50″ – Florianópolis, 2012)

Direção e Produção: Tiaraju Verdi, Fernanda Martins,Twiggy Cruz, Bolívar Alencastro,Candice Machado,Cristian de Ciancio,Fausto Mira,Francisco Campos,Karen Kremer,Kerlei Zanga,Lucilene Corrêa,Pablo Mombach,Silvia Lenzi,Vanusa Ferlin,Velder Rodrigues

Câmera: Bolívar Alencastro,Tiaraju Verdi,Fausto Mira e Francisco Campos

Direção de Fotografia, Captação de Som e Direção de Produção: Lallo Bocchino

Trilha Sonora:Twiggy Cruz e Lallo Bocchino

After Effects & Créditos: Tiaraju Verdi

Pesquisa de Imagem e Design:Fernanda Martins

Autoração: Alan Langdon

O curta documental conta com os depoimentos do poeta e artista plástico Rodrigo de Haro e Gunnar Gerlach, filho de Gilberto. Além disso, exibe alguns cartazes históricos que fazem parte da fantástica coleção do acervo pessoal de Gilberto Gerlach.

19h – 19h50 – Distribuição de senhas para a Sessão Competitiva 1

20h – 21h30 – SESSÃO COMPETITIVA 1:

6 FILMES – 25MIN + DEBATE REALIZADORES 45MIN

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Filmes em exibição no primeiro dia: Cartão Postal (de Carolina Janning); Nada muda, tudo se transforma (Sound Design/ Anthony Tko);Conversas Vegetais – Experimento 1(de Bianca Scliar); O Mapa das Minhas Ignorâncias (Barcabogante); Conversas em Barranco (Lia Cunha & Barranco); Operárias (Lígia Teixeira e Francisco Benvenuto).

21h00 – 21h50 – Distribuição de senhas para a Performance L.O.V.E.S.O.N.G e Sessão Pequenas Notas Sobre Pequenos Gestos

22h – PERFORMANCE L.O.V.E.S.O.N.G, de TETSUYA MARUYAMA

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Sessão de filmes Pequenas Notas Sobre Pequenos Gestos, sob curadoria de Tetsuya Maruyama (32 minutos)

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Filmes:

Veil II (Rodrigo Faustini); Dedentro (Mateus Rosa); Visita ao museu (Ligia Teixeira e Francisco Benvenuto); Ressuscita-me (Coletivo Atos da Mooca); Metamorfoses de Narciso (Duo Strangloscope e Angel Rueda)Fluxo Confinado (Helder Matinovsky); Fenda (Rosana Cacciatore); Ode aos jovens (Natália Poli); Ant Film (Tetsuya Maruyama).

 

DIA 17/03 – SEXTA-FEIRA

18h – 19h30 – Sessão de curtas experimentais em tomada única de Super 8 da 1a. edição do Festival Inflamável com a presença dos realizadores.

Projeção em Super 8

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Filmes: Depois das loucuras da festa (de Andrea Rosas); Viva (de Alex Brandão); Espectros (de Rodrigo Amboni); Antimatéria (de Tiaraju Verdi e Sarah Pusch); Desterro (de Liz Donovan); Movimentos de escuta (de Rafael Campagnaro); Blue sky – em busca do horizonte perfeito (de Marcelo Seixas); Poros. Respiros. Floresta às escuras (de Juliana Hofmann); What a bum kick to die in this awful place (de Roberto Panarotto); Rastro de mangue (de Felipe Vernizzi); Inteira (de Vanessa Rosa Gasparello).

19h00 – 19h50 – Distribuição de senhas para a Sessão Competitiva 2

20h – 21h30 – COMPETITIVA 2: 7 FILMES – 25MIN + DEBATE REALIZADORES 45MIN

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Filmes: Fera (Bruna Granucci e equipe); Eu também sou um peixe (Letícia Ichnaz); O vento (Laïs Krücken); Diferença e Repetição (Pati Peccin e Aleph Ozuas); Clara (Marcos Vinicius D’Elboux); Fluxo (Giovana de Mello); Solidão Carnaval e Vazi(Zeca Pires).

21h – 21h50 – Distribuição de senhas para a Performance Aymberê, do Duo Strangloscope

22h – Performance Aymberê, Duo Strangloscope

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

 

DIA 18/03 – SÁBADO

15h -18h – OFICINA INTERVENÇÃO DIRETA EM MATERIAL FÍLMICO

Professora: Moira Lacowicz

Número de alunos: 10 (selecionados mediante inscrição prévia)

Local: Sala de oficinas de arte, CIC

18h – 19h – SESSÃO DE FILMES INTERNACIONAIS – Curadoria Duo Strangloscope

DEBATE APÓS A SESSÃO COM O DUO STRANGLOSCOPE

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

19h – 19h50 – Distribuição de senhas para a Sessão Competitiva 3

20h – 21h10 – COMPETITIVA 3: 7 FILMES – 25MIN + DEBATE REALIZADORES 45MIN

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Filmes: XVII – ESTRELA (Moira Lacowicz); Objetos que vêm do mar (Lia Krucken); Mirada (Luiza Pimenta); Espelho Sonoro (Rodrigo Ramos); Ela vela (Letícia Cardoso); Fragmentos (Olavo Kucker). Tem ainda a exibição de Jardim Botânico Florianópolis (Dan Souto), que não está na competição, pois esta é uma versão digital já que o filme não foi exposto (fala da organização).  

22h – EXIBIÇÃO RESULTADO DA OFICINA

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

 

DIA 19/03 – DOMINGO

16h – 17h – SESSÃO DO FILME CASEIRO

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

17h – 18h – Sessão de curtas experimentais em tomada única de Super 8 da 1a. edição do Festival Inflamável com a presença dos realizadores.

Projeção em Super 8

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Filmes: Nada continua (de Diana Sandes e Gabraz Sanna); Diálogos de Vento (de Lela Martorano e Fê Luz ); Caminhos de água (de Elainde Stankiwich); Manhã de sábado, um boi enfeitiçado (de Davi Tekle, Gabriel Riesinger e Lucas Thys); A perseguição do sol (de Djuly Gava e Daniel Leão); Enfrente (de Ulysses Dutra); Mata (de Tyago Bezerra); Tempo (de Clélia Mello e Iam Campigotto); Tempos (de Jeronimo Carmo).

18h – LANÇAMENTO LIVRO SUPER 8 ARGENTINO CONTEMPORÁNEO, DE PAULO PÉCORA

Local: Sala de entrada do cinema Gilberto Gerlach, CIC

18h – 18h50 – Distribuição de senhas para a Sessão Paulo Pécora

19h -19h40 – Sessão performática dos filmes de Paulo Pécora

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Sinopse:

Na estranha espiral de suas memórias, um homem descobre os traços esquecidos de um antigo relacionamento.

Filmes: Vale Barcelona! ; 8cho; Evolução (e revolução); Trânsito;

19h – 19h50 – Distribuição de senhas para a Sessão de Premiação

20h – 21h – PREMIAÇÃO – EXIBIÇÃO DOS FILMES E PREMIAÇÃO COM FALA DOS JURADOS E ENTREGA DOS TROFÉUS AOS REALIZADORES

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

21h – CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO, PROJEÇÃO DE FOTOS E VÍDEOS DO EVENTO

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

A festa e o sonho

1 – O susto O Avaí levou um susto aos 2’ e teve que jogar contra o Sport Recife acreditando que podia vencer após tomar

Vacilos em áudio e vídeo

Eliane Cantanhêde tem 71 anos e uma longa carreira nos principais jornais brasileiros, entre eles o Estadão, para quem escreve atualmente. Também participa todas as

ARTIGO: Poetas enlameados

Visitei Drummond e Quintana na tarde do último sábado, depois que a água do Guaíba recuou o suficiente para o curioso aqui se aproximar e

Destaques da semana no Portal Making Of

Selecionamos aqui os destaques da semana na Making Of. Confira abaixo uma pequena descrição de cada uma e o link para você acessá-la. Claiton Selistre

Leia mais

Aos queridos leitores

Com meu poema de Ano Novo favorito, desejo que, em 2023, se realize tudo aquilo no qual depositamos nossa esperança.                                           Brígida De Poli ESPERANÇA