Portal Making Of

50,9% das agências de comunicação corporativa registram aumento de lucro

Foto: Marvin Meyer/Unsplash

A Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação) divulgou os resultados do Termômetro de Mercado Abracom, uma sondagem anual realizada para acompanhar o crescimento do setor brasileiro de agências de comunicação corporativa.

De acordo com o relatório, 22,6% das agências reportaram um crescimento de receita acima dos 15%. Além disso, a sondagem da Abracom realizada em fevereiro deste ano também apontou que 30,2% das agências consultadas registraram um aumento significativo de 5% a 15% nas suas receitas em 2023, enquanto 13,2% alcançaram um crescimento mais modesto de até 5%.

Os dados também mostraram que 34% das entrevistadas relataram estabilidade no faturamento em relação ao ano anterior, enquanto 23,1% sofreram uma redução de até 5%.

“O setor tem se tornado cada vez mais estratégico, desempenhando um papel relevante na construção da reputação e da percepção das marcas junto aos stakeholders, sobretudo em um cenário de extrema complexidade do ponto de vista comunicacional que hoje conta com a desinformação, com a inteligência artificial, com influenciadores digitais, com a agenda ESG, entre outras transformações”, afirmou Daniel Bruin, presidente da Abracom.

No cenário consolidado de 2023, o levantamento revelou que a lucratividade foi maior para 50,9% das agências em comparação com 2022, enquanto 20,8% permaneceram estáveis e 28,3% registraram queda nos lucros. Dos entrevistados que experimentaram uma diminuição nos lucros, 41,2% deles reportaram à Abracom uma redução maior que 10%.

Já na sondagem realizada em janeiro, 31% das agências entrevistadas relataram um crescimento da receita acima de 15%, enquanto a rentabilidade tinha aumentado para 58% delas, com 30,3% das entrevistadas registrando um aumento do lucro também acima de 15%, no comparativo entre 2021 e 2022. Além disso, aproximadamente 64% das agências experimentaram um aumento de receitas acima de 5% ao fim de 2022.

A pesquisa também revelou os serviços, soluções e consultorias mais vendidos pelas agências em 2023, destacando a assessoria de imprensa (75%), gestão de redes sociais e comunicação digital (41 a 43%) e comunicação interna e consultoria estratégica em comunicação (26%).

 

*As informações são do Portal Propmark

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

SBT exibe dois jogões nesta terça-feira (17)

A terça-feira, 17, promete uma programação esportiva de alto nível no SBT. A partir das 15h45 (de Brasília), o SBT inicia a transmissão de Real Madrid (ESP) e Stuttgart (ALE), pela primeira rodada da fase

Leia mais

Paciente 334

No dia da conscientização da importância em doar órgãos, faço este texto muito pessoal. Pode ser que ele represente também o que pensam as 884