A RD Station líder em soluções de tecnologia para marketing digital e vendas no Brasil, lançou na última terça-feira, 11, a segunda edição do Panorama de Marketing, maior pesquisa do setor no Brasil. O levantamento, realizado com profissionais do setor, mostra que 75% das empresas não conseguiram atingir suas metas de marketing em 2023, ao mesmo tempo em que 36% das equipes de marketing não têm definição das mesmas para 2024. Apesar do cenário desafiador, a maior parte dos entrevistados (78%) tem expectativas de crescimento neste ano.
“Vimos que as empresas seguem com dificuldades de bater as metas de marketing, mantendo os 75% do último Panorama de Marketing e, também, um aumento de 25% para 36% versus a edição anterior daquelas que não têm metas definidas. Isso reforça nosso posicionamento sobre a importância da definição de metas claras e indicadores de desempenho para o sucesso das equipes que atuam nessa área, de modo que elas consigam saber se estão evoluindo ou não em suas estratégias. Além disso, é fundamental fazer uso correto dos canais em todos os processos do funil de marketing, desde a geração de leads, bem como adotar tecnologias para melhorar o relacionamento com os clientes e alcançar melhores resultados”, destaca Bernardo Brandão, CMO da RD Station.
Entre as empresas que tiveram sucesso em atingir seus objetivos, os setores de maior destaque foram o varejo (37%), o e-commerce (34%) e o de saúde e estética (33%).Um destaque positivo observado no Panorama de Marketing 2024 foi a queda em praticamente todas as dificuldades de análise de dados, demonstrando um avanço neste quesito estratégico para as empresas.
Mais investimentos e expectativa de crescimento em 2024
Para 2024, mesmo em meio a um cenário com desafios, 78% dos entrevistados revelaram ter expectativas de crescimento e 49% afirmaram que irão investir mais do que em 2023 nas ações de marketing. Dentre os principais objetivos apontados, estão gerar mais demandas de vendas (34%); mais reconhecimento da marca (29%); e inovar nas estratégias de Marketing Digital (15%).
![](https://portalmakingof.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Panorama-2-e1718249417170.png)
“O Panorama de Marketing 2024 destaca a singularidade do marketing brasileiro em relação ao que se vê em pesquisas similares de outros mercados, e é um verdadeiro guia para os times. Se reflete como um índice de acompanhamento, no qual, a cada edição, conseguimos ver a evolução dos dados e entender o cenário nacional, propondo novas soluções e produtos, bem como iniciativas de educação para potencializar a eficácia das ações estratégicas e o crescimento das empresas”, conclui Bernardo Brandão.