Portal Making Of

A conta da privatização da Eletrobras pode chegar ao bolso do consumidor

Crédito: divulgação

O governo estima que a a privatização da Eletrobras pode render R$ 100 bilhões aos cofres públicos, mas entidades do setor afirmam que a conta de luz pode ficar mais cara.

Apreensivos com as consequência do processo de capitalização da Eletrobras e diluição das ações do Governo, os eletricitários ligados ao Sinergia (Sindicato dos trabalhadores da Indústria de Energia Elétrica de Florianópolis e Região) fazem mobilização na Capital para alertar sobre os possíveis aumentos nas tarifas de energia posterior ao processo. Atualmente, o governo tem 51,82% do capital ordinário e o Banco Econômico de Desenvolvimento Social (BNDES), 16,78%, segundo o site da estatal.

Antônio Rogério dos Santos, representante sindical do Sinergia. Crédito: divulgação

Para Antônio Rogério dos Santos, representante sindical,  as consequências do processo são “o repasse do patrimônio público já amortizado ao capital especulativo de investidores internacionais pela bolsa de valores. E dessa forma a exploração dos recursos energéticos nacionais voltando-se contra a população na forma de custo tarifário desnecessário contribuindo com  alta da inflação e desmonte do setor energético nacional”.

Paralelo seja feito em relação ao similar processo ocorrido com a Petrobras e as nefastas consequências da política de preços dos combustíveis sobre a economia do país, embora o Governo ainda mantenha 50,30% dos papéis com direito a voto, a intenção é manter os interesses do mercado acionário. Hoje, a composição acionária da Petrobras (dado de fevereiro de 2022) indica que a União tem  28,7%. Embora a sede da Petrolífera seja no Rio de Janeiro, os interesses de privatização deflagrados em Brasília, mas é no bolso dos consumidores que a inflação explode corroendo o poder de compra, enquanto a Petrobras apresenta o lucro de R$ 106,6 bilhões (referente a 2021), o maior de sua história, período em que o preço da gasolina subiu cerca de 46% e o diesel 36% .

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: