Portal Making Of

A Impressão Digital de Joana Castanheira e Gabeu

Foto Tainá Bernard

A manezinha Joana Castanheira teve projeção nacional de sua carreira após sua participação no programa The Voice Brasil, em 2016, mas a sua relação com a música vem desde a infância, tendo participado de corais e de musicais de teatro.

Agora, trabalhando em seu terceiro disco, Joana convidou o cantor Gabeu, um dos ícones do Queernejo, movimento LGBT+ dentro do sertanejo, para um feat inédito. Impressão Digital, composta pelos dois, será lançada em todas as plataformas digitais nessa quarta-feira, dia 16 de agosto.

Gabeu, que é filho do sertanejo Solimões, e que já foi indicado ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum Sertanejo”, com o disco de estreia, “Agropoc” (2021), é um dos precursores do gênero que leva mais diversidade para o sertanejo.

Na faixa, que tem o acompanhamento de piano e violoncelo, os cantores falam sobre as paixões arrebatadoras que nascem no virtual e afetam a vida fora das telas. Joana conta que a música traz essa coisa das relações na internet que se misturam com as relações da vida real.

“Ela tem um clima vintage, mas ela é muito atual, porque hoje a gente conhece as pessoas pela internet e não sabemos quem elas realmente são, apesar de termos uma impressão de que saibamos”, destaca Joana.

Impressão Digital é mais uma das faixas do terceiro disco de Joana, Desapreço, que será lançado no dia 18 de outubro nas plataformas de streaming.

Feat com Gabeu

A parceria começou quando Joana conheceu o trabalho do Gabeu e decidiu encaminhar para ele uma cópia do EP Aparador (2021). “Ele curtiu muito e, inspirado no clima retrô e romântico do EP, compôs a primeira parte e o refrão de ‘Impressão Digital’. Me enviou como um presente e disse pra eu gravar quando quisesse. Acabei escrevendo uma segunda estrofe pra música e chamei ele pra gravar a música comigo”, relembra.

Para Joana, essa música composta pelos dois é a que melhor faz uma ligação do trabalho autoral anterior com o atual Desapreço, que será lançado por completo em outubro de 2023.

*****

*****

Na Alameda Casa Rosa

Bruna Póvoas e o marido, Maurício Cavalazzi Póvoas, prestigiaram a posse do novo desembargador de Santa Catarina, Alex Santore, na Alameda Casa Rosa, na Capital. (Foto RMC)

*****

20ª edição do Prêmio IGK 

No dia 16 de agosto o Faial Prime Suites será palco da 20ª edição do Prêmio IGK, quando serão conhecidas cinco histórias de superação. O encontro tradicionalmente presta uma homenagem a iniciativas de todo o Estado que desenvolvam ou divulguem ações sociais com crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência e utilizem, preferencialmente, o esporte como estratégia de desenvolvimento integral. (Foto Fernando Willadino)

A escolha do local parece ter tudo a ver com a proposta da entidade. O Faial é considerado um dos hotéis mais inovadores de Florianópolis e tem a sua trajetória marcada pela reinvenção e capacidade de se adaptar frente aos desafios. Sendo que, sob o comando do CEO Adriano Palma, o empreendimento tem recebido uma série de prêmios, fruto do trabalho focado em oferecer uma experiência de excelência em hospedagem.

*****

Encontro de empresárias

Mais de 60 mulheres empresárias de Florianópolis e região participaram do Conexão+ Café da Manhã de Negócios do CLN Sororidade. A líder e franqueada do CLN, Carla Lobato (na foto abaixo com a filha Andressa), conduziu o encontro que contou com muito networking em passeio pela baía de Florianópolis a bordo do catamarã.

Há 2 anos em Florianópolis, o CLN Sororidade é um núcleo estruturado de mulheres que se apoiam entre si com o objetivo de se desenvolverem e tornarem seus negócios cada vez mais conhecidos. São advogadas, nutricionista, psicóloga, terapeutas, coach, assessoras de comunicação e finanças, entre outras áreas de atuação de mulheres que querem fazer a diferença na vida profissional e pessoal.

*****

Transitions

Amanhã, terça, às 17h, a artista multimeios Silvana Leal recebe o público para uma visita guiada à exposição Transitions. O encontro terá participação do curador Franzoi e uma conversa com a artista após a visita.

A exposição, em cartaz no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa até o final de setembro, traz trabalhos inéditos da artista catarinense e conta com foto-instalações, pintura, escultura, gravura, performance, videoinstalações e desenhos digitais, além do lançamento do tão aguardado livro-objeto “A lenda do artista”, ganhador do Prêmio Aldir Blanc 2021, na categoria experimentações artísticas.

Transitions ainda tem participação de obras das artistas Luana Callai e Karina Chmura, da cidade de Capinzal, da artista visual Maria Luiza Amorim e da artista colombiana San Cifuentes, radicada na Ilha.

*****

Feira Arte Foto

Amanhã Também acontece a edição 2023 da Feira Arte Foto, que apresenta trabalhos de 41 fotógrafos nacionais e internacionais na Helena Fretta Galeria de Arte, em Florianópolis.

Com entrada gratuita, a 8ª edição, que tem curadoria de Lucila Horn, do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA, abre às 18h.

De acordo com Lucila, a mostra apresenta parte da produção fotográfica dos artistas participantes do NEFA e de artistas/fotógrafos representados pela galerista Helena Fretta, como o renomado fotógrafo Boris Kossoy, com o objetivo de estimular o colecionismo e proporcionar o diálogo entre artistas e visitantes.

“Um dos diferenciais da Feira Arte Foto é a apresentação de trabalhos que unem a qualidade visual e a museológica das impressões fine art, apresentando trabalhos que unem poética, técnica e suporte”, destaca Lucila.

A mostra poderá ser visitada gratuitamente até 2 de setembro, na Helena Fretta Galeria de Arte, que fica na Rua Presidente Coutinho, 532, no Centro de Florianópolis. A visitação será de segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados, das 10h às 13h.

Artistas participantes

Adriana Füchter, Amanda Loch, Annete Owatari, Betinha Trevisan, Bianca Cargnin, Boris Kossoy, Bruno Ruy, Catarina Rüdiger, Cezinha Dias, Cleusa Berardi, Coletivo Intrafrontera, Cristina Rosa, Diorgenes Pandini, Dirce Körbes, Eduardo Beltrame, Eduardo Pauly, Fabiano Moraes, Gláucia Nogueira, Glauria Penalber, Guilherme Pedroso, Jadna Pizzolotto, Joyce Mussi, Julia Perosa, Klaus Schlickmann, Lais Mazzucco, Laura Biasi, Leticia Ichnaz, Lucas Flygare, Lucila Horn, Lui Le Blanc, Marau, Maria Luisa Coura, Paloma Gomide, Patrícia Vieira, Ro Cechinel, Sergio Manara, Soninha Vill, Tiago Meirelles, Tonico Alvares, Vania Oliveira e Zeila Sardá.

*****

É Plural

Falando em feira… Comprar direto do empreendedor, em um ambiente acolhedor e de experiência diferenciada, em meio às atividades para o Dia dos Pais, foi o objetivo alcançado pela curadoria da Conceito Plural, feira que aconteceu neste fim de semana no SpotMarkt, no bairro Córrego Grande.

Estandes cheios, muita troca com o público que passou pelo Mall e uma excelente vitrine para as mais de trinta marcas que estiverem expondo no evento. A próxima Feira Plural já tem data marcada e acontecerá na Pedra Branca, no dia 26 de agosto, com muita pluralidade.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.