23 C
fpolis
23.3 C
fpolis
quarta-feira, 31 janeiro, 2024

A pesquisa envergonhada, o futebol decadente e mais

Reprodução
Últimas notícias

Disseram que os institutos de pesquisa não captaram o voto envergonhado e por isso erraram muitos prognósticos no primeiro turno – de votos e até posição de candidatos. Se foi assim mesmo, em um erro estatístico, a primeira pesquisa do segundo turno, divulgada ontem pode ser chamada também de pesquisa envergonhada. A mídia falou dela, mas foi nítido o constrangimento geral ao examinar os dados – algo que no turno anterior tinha virado uma obsessão.

Estão todos com o pé atrás e ao que parece o comportamento na eleição será o desejado: os dados são instrumentos de guia para o debate, mas não exatamente o que vai acontecer no pleito.

Quem está aproveitando o lado positivo das pesquisas é a Jovem Pan News, que está anunciando que dia 12 vai divulgar a primeira pesquisa Mapa para governador. Foi o único instituto que acertou plenamente os números do primeiro turno. Como os outros, tem o grande desafio de captar como o catarinense vai votar novamente.

Nesse aspecto, todos os institutos – os que acertaram e os que erraram – estão com a lupa sobre eles. O que fizerem será capaz de decidir o futuro deles e das equipes que os dirigem, bem como seu valor de mercado na base.

 

Começou

A campanha eleitoral começou hoje. A nacional começou de pé embaixo, reproduzindo o lado mais agressivo das denúncias de um contra o outro, como se não tivesse interrupção. Isso sinaliza que o que vem por aí, de agora em diante, tende a ser mais pesado ainda com a exploração ainda maior de baixezas e denúncias de corrupção a granel.

 

Futebol

O futebol, que poderia ser um alívio das tensões eleitorais que, queiramos ou não, estão próximas de nós, não ajuda em nada. Os times da capital estão em momentos decadentes, resultado das más escolhas do elenco para os campeonatos das séries A e C. Nota-se que a crônica esportiva se deu conta de que o ano praticamente está perdido, e está colocando o dedo na ferida.

É tarde. Já é preciso debater como será o próximo passo, que será posicionar Avaí e Figueirense entre os times pelo menos medianos do País. Para isso, é preciso profissionalizar de fato os dirigentes de futebol e investir bem e certo. É um círculo – investir na base, contratar, competir bem, faturar.

 

Desempenho

O breve momento entre o primeiro e segundo turno sem programação eleitoral fez com que as emissoras voltassem a ter a programação normal novamente. E retornaram coisas que estavam adormecidas. A moça da NSC TV que não sabe fazer vivos ainda continua exposta no Jornal do Almoço e o momento piração de Laine Valgas, oferecendo conselhos e dicas para viver bem, algo reservado aos médicos.

É como se não houvesse ninguém examinando e orientando o que vai ao ar. Será que estão ocupados com coisas mais relevantes? O que seria?

 

Jornada

A comercialização da jornada esportiva da CBN é totalmente invadida por comercias de 30 segundos em plena bola rolando.

Algo inédito no rádio, que novamente mostra quem manda na linha editorial.

 

Férias

A partir de agora estarei em férias por duas semanas. Até a volta.

Avatar photo
Claiton Selistre
Publisher, colunista e owner do Portal Making Of, é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário, além de coordenador do comitê editorial da RBS em Santa Catarina. Antes atuou na Rádio e TV Gaúcha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há 12 anos.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Parque temático com aventura pré-histórica é sucesso de público em Florianópolis

Opções de lazer para as crianças se divertirem com segurança? É no Floripa Shopping! O Parque temático Jurassic Land...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }