26.4 C
fpolis
26.4 C
fpolis
terça-feira, 30 janeiro, 2024

Abuso do poder econômico derruba prefeito e torna Luciano Hang inelegível

Últimas notícias

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu nesta quinta-feira (04.05) cassar o mandato do prefeito de Brusque Ari Vequi e de seu vice, Gilmar Doerner, além de impor inelegibilidade por oito anos. O motivo foi o entendimento de que o empresário Luciano Hang, dono da Havan, agiu de forma indevida na eleição, fazendo campanha contra determinados partidos e a favor de eleitos. O pedido foi feito pelo PT da cidade, que alegou abuso de poder econômico. Embora a ação tenha sido julgada improcedente em processos anteriores, o TSE reverteu a decisão por maioria. Porém, a decisão ainda não foi publicada, o que gera dúvidas sobre a situação do Brusque. Hang também fica inelegível para os próximos 8 anos.

Como o abuso do poder econômico pode influenciar o resultado de uma eleição? Quando um candidato utiliza recursos financeiros “em excesso” para promover sua campanha, ele pode obter vantagem sobre seus adversários, por exemplo, contratando mais profissionais para sua equipe, produzindo mais material de campanha ou realizando mais eventos. Além disso, o financiamento de campanhas por empresas ou pessoas físicas pode levar a uma dependência dos candidatos em relação aos financiadores, comprometendo sua independência e suas decisões políticas futuras. O abuso do poder econômico também pode influenciar a opinião pública, já que as campanhas mais bem financiadas têm mais visibilidade e, consequentemente, maior poder de persuasão.

Indústria & Negócios

ODS Santa Catarina. A Cooperativa de Crédito Únilos faz parte do Movimento Nacional ODS, considerado o maior movimento voluntário do país em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Com 25 anos de atuação na região metropolitana de Florianópolis, a cooperativa comemora os resultados positivos alcançados por meio de ações socioambientais e revela interesse em fortalecer ainda mais sua participação no contexto das comunidades onde atua, “um Cooperado, Uma Árvore; Um Pix, Uma Árvore” são as ações ambientais da Cooperativa que já promoveram a doação de mais de 17 mil árvores nativas em Florianópolis, São José e Palhoça que realizou o plantio. A diretora-executiva da cooperativa, Delbora Machado, diz que a meta para 2023 é alcançar 25 mil árvores, reafirmando o alinhamento natural da instituição com os 17 objetivos da ONU.

 

Crescimento da Indústria. O setor industrial de Santa Catarina cresceu 1,8% em fevereiro, mesmo com juros elevados que causaram uma contração de 0,2% na produção industrial nacional no mesmo período. As excelentes safras no início de 2023 explicam o desempenho dos setores de máquinas e equipamentos em Santa Catarina, cuja produção aumentou 12,4%, enquanto a produção nacional permaneceu estagnada. No entanto, alguns setores, como os de eletrodomésticos e vestuário, ainda sofrem uma desaceleração na produção devido às restrições de crédito. Por isso, a retomada vigorosa e sustentável da produção industrial em Santa Catarina ainda depende da queda da taxa de juros.

 

Previdência em debate. A Previdência Corporativa é uma tendência global e muitos países incentivam planos corporativos para aliviar o sistema público de aposentadoria. A Quanta Previdência e a Unicred Brasil estão de olho no potencial deste mercado no Brasil e reuniram renomados especialistas para falar sobre longevidade, futuro, investimentos e cooperativismo. Durante o evento, também foi lançado o Plano Cooprev, que tem o objetivo de ampliar as oportunidades de planejamento para as pessoas, dando acesso ao plano fechado cooperativista por meio do vínculo com empresas cooperadas aos Instituidores. O Quanta Summit é um evento que debate o futuro do mercado previdenciário corporativo e é realizado em Florianópolis pela primeira vez em Santa Catarina. O Quanta Summit ocorreu no Costão do Santinho e durou dois dias, na quinta-feira (04) e na sexta-feira (05).

 

Na foto: Sócios da Engenho Gennyson Gonchorovski,   Estevão Knaben e Alivino João da Silva Junior – Foto TabrisLichfett_Lancamento_NETX_engenho

Arte pela cidade. Os empresários Gennyson Gonchorovski, Estevão Knaben e Alivino João da Silva Junior apostaram na união da arte com a construção civil como carro-chefe da Engenho-Construindo com Arte, visando levar projetos inovadores para os bairros da capital. Um exemplo disso é o Next, inaugurado na última semana, no João Paulo, com a valorização das artes plásticas como uma das suas principais características. Para esse projeto, os artistas plásticos Thiago Valdi e Bernardo Dartagnan contribuíram uma instalação da arte em grafite, feita no tapume da obra e que agora passou a integrar a decoração do edifício. Até o subsolo ganhou cor: os tubos hidráulicos viraram verdadeiras obras de arte com pinturas exclusivas.

 

Na foto: Os sócios Guilherme Marco de Lima, José Antonio Galizio Neto e Guillermo Arturo Vieira / Crédito: Catalunya Filmes

Mercado Náutico. Com investimento previsto de até 100 milhões de reais nos próximos anos, grupo catarinense Intech Boating anuncia aquisição da italiana Sessa Marine International. A negociação foi oficialmente consolidada durante o 24º Rio Boat Show e promete fortalecer ainda mais a posição brasileira no mercado náutico internacional.  Considerado um dos estaleiros de maior prestígio no mundo e em atuação desde 1958, a italiana Sessa Marine International passa a ser 100% controlada por investidores brasileiros, em uma negociação que movimentará até 100 milhões de reais nos próximos anos. Esta é a primeira vez que um estaleiro brasileiro adquire uma empresa global no segmento náutico. O anúncio oficial foi feito durante o 24º Rio Boat Show, o maior evento náutico outdoor da América Latina, e reuniu importantes players do mercado.

 

Avatar photo
Janine Alves
Graduada em Economia e doutora em Gestão do Conhecimento, faz parte do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory), núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Trabalhou como: professora da UFSC e Univali, colunista de economia do Grupo RIC Record (Jornal Notícias do Dia e Ric Record TV) e analista de economia na RBS - TV/ NSC - Diário Catarinense, Consultora de Economia Internacional para a CIP Cosultores – Espanha, Diretora do Escritório do Governo da Galicia/Espanha no Brasil, Diretora de Integração Internacional e Consultora de Economia do Governo de Santa Catarina (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais), etc.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Parque temático com aventura pré-histórica é sucesso de público em Florianópolis

Opções de lazer para as crianças se divertirem com segurança? É no Floripa Shopping! O Parque temático Jurassic Land...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }