Portal Making Of

Adriano Silva se consolida em Joinville e candidato de Jorginho Mello ainda não decolou

Entre os dias 9 e 13 de agosto o Instituto 100% Cidades realizou uma pesquisa via telefone com 600 pessoas de Joinville, no norte do Estado, para saber a intenção de voto do eleitor no pleito deste ano.

Foram ouvidas pessoas com 16 anos ou mais, onde a margem de erro é de 4% para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa tem o registro no TSE sob o número SC-02326/2024.

No levantamento espontâneo, onde o eleitor não recebe a indicação do nome de nenhum candidato, o prefeito Adriano Silva (Novo), que busca a reeleição, apareceu em primeiro lugar com 61,3% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o deputado estadual Sargento Lima (PL), com 4,8%, seguido por Carlito Merss (PT), que tem 2,6%.

Luiz Cláudio Gubert (MDB) recebeu 1,3% da intenção de votos; Rodrigo Bornholdt (PSB) tem 0,7%, e Anelísio Machado (Progressistas) 0,2%. Mesmo aparecendo como candidato a prefeito, Anelísio anunciou durante o período da pesquisa que será candidato a vice na chapa de Gubert. Branco, nulo ou aqueles que não votam em ninguém somaram 3,3%. Outros são 0,7%, e indecisos somaram 25,1%.

Na pesquisa estimulada, onde o entrevistado recebe uma lista de candidatos para escolher, o prefeito Adriano Silva (Novo) também lidera com 66,3%, sendo seguido agora pelo petista Carlito Merss, que recebeu 9,7% das indicações.

Em terceiro aparece o deputado Sargento Lima (PL), com 9,6%, seguido de Rodrigo Bornholdt (PSB) com 2,1%; Luiz Cláudio Gubert (MDB) com1,6% e Anelísio Machado (PP) com 0,1%. Branco, nulo ou não vota em ninguém somaram 3,7% e os indecisos tiveram 6,9% do eleitorado.

No quesito rejeição, Carlito Merss (PT) aparece em primeiro com 60,7%, seguido pelo deputado Sargento Lima (PL), que obteve 19,7% dos votos. Anelísio Machado (PP) vem em terceiro com 17%, seguido de Luiz Cláudio Gubert (MDB) com 9,7%; Rodrigo Bornholdt (PSB) com 8,3% e o prefeito Adriano Silva (Novo) recebeu apenas 4,4% da intenção de voto.

Não rejeitam ninguém teve 5,9%; rejeitam a todos ficou com 1,7% e os que não souberam ou não responderam ficou com 9% da intenção de voto.

 

VEJA 3 CENÁRIOS PARA UM POSSÍVEL SEGUNDO TURNO:

Cenário 1

Adriano Silva (Novo): 77,1%

Sargento Lima (PL): 14,1%

Ninguém/Branco/Nulo: 3,1%

NS/NR/Indeciso: 5,7%

Cenário 2

Adriano Silva (Novo): 79,2%

Carlito Merss (PT): 12,9%

Ninguém/Branco/Nulo: 3%

NS/NR/Indeciso: 4,8%

Cenário 3

Adriano Silva (Novo): 83,3%

Luiz Cláudio Gubert (MDB): 4,6%

Ninguém/Branco/Nulo: 7,2%

NS/NR/Indeciso: 4,9%

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais