Portal Making Of

Ambev cede espaço de mídia a empreendedores negros

A Ambev destinou parte dos seus espaços de mídia na TV Globo e em outros meios para a valorização de empreendedores pretos. A campanha “Novembro Preto” é uma ação da companhia para reforçar o compromisso pela equidade racial e promover a inclusão produtiva.

O ecossistema da Ambev é diverso e, entre parceiros e fornecedores, conta com uma base composta por mais de 800 profissionais autodeclarados pretos ou pardos. Somente durante este ano, foram movimentados mais de R$106 milhões em negócios gerados com empreendedores pretos. Recentemente a companhia lançou o Bora, programa com o qual pretende impactar 5 milhões de pessoas, gerando oportunidades de capacitação, emprego e renda.

“A ação Novembro Preto é uma forma de valorizar nossos parceiros, falar de Consciência Negra, ainda mais neste momento de grande audiência, com a grade tomada por Copa do Mundo e Black Friday. O nosso objetivo é gerar oportunidades, por meio da inclusão do nosso ecossistema, influenciando positivamente clientes, fornecedores, consumidores e inspirar a sociedade”, afirma Caio Augusto Miranda Ramos, Diretor de Sustentabilidade da Ambev, executivo responsável pela ação com fornecedores pretos a partir da Aceleradora 100+.

O movimento começou com uma pauta editorial no programa Encontro, oportunidade em que três fornecedores negros da Ambev estiveram presentes para falar sobre a causa e seus negócios junto com os apresentadores Manoel Soares e Patrícia Poeta. Continuando a aprofundar o assunto, um programete exclusivo foi ao ar no dia 25 de novembro, no intervalo do Jornal Nacional.

A pauta também esteve presente em mais dois editoriais, no É de Casa do dia 26 e no Domingão com Huck, do dia 27. Além disso mais quatro filmes que contaram com a presença de quatro empreendedores foram veiculados na grade comercial da Globo.


As ativações, contam com a presença de parceiros reais, integrantes da base de parceiros da Ambev. A campanha “Novembro Preto” foi criada pela Agência Africa e teve filmes e ativações nos programas Encontro com Patrícia Poeta, É de Casa e Domingão com Huck, com inserções do dia 21 até ontem, 27.

Ficha Técnica

Título: Novembro Preto

Agência: Africa

Anunciante: Ambev

Produto: Ambev

CCO: Sergio Gordilho

Direção Executiva de Criação: Rodrigo Marangoni

Direção de Criação: Carol Patrocinio

Criação: Bruno Cavalcante, Murilo Israel, Thomaz Marsiglia e Lorran Schoechet

Conteúdo: André Moraes

Atendimento: Heloisa Pupim, Cindy Fujii

Planejamento: Aldo Pini, Carla Purcino, Mariana Crepaldi

Mídia: Aga Porada, Thiago Martinez, Victor Berto, Carolina Richa, Danilo Santos

Produtora responsável: Sicarios

Produtor agência: Rodrigo Ferrari, Tais Olhiara

Diretor: Nixon Freire

Produtor Executivo: João Luz e Patrick Petry

Line Producer: Rafa Pinto

Direção De Fotografia: Nixon

Atendimento: Babi Kosloff, Ju Bahia, Yuri Fuly

Pós-Produção: Guava Post

Montador: Matheus Tibira e Renan Chagas

Casting: Bruna Palma e Leyla Bethlehem

Prod de Locação: Felipe Sá

Produtora/som: Antfood

Produção Ambev: DraftLine Integrada

Head Produção Audiovisual: Julia Kannebley

Produção Executiva: Caio Baldini

Produtores: Gabi Froemming, Vinicius Rochlin, Anna Sayão

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Grito de liberdade

O Avaí tem mais uma decisão diante do Sport, neste sábado (7), a partir das 19 horas, na Ressacada, para chegar à Série A em

ZAP lança novo filme com Cauã Reymond

Em nova fase da campanha publicitária “Só no ZAP você encontra”, o portal imobiliário ZAP, do Grupo OLX, lança seu segundo filme estrelado por Cauã

Leia mais

Grito de liberdade

O Avaí tem mais uma decisão diante do Sport, neste sábado (7), a partir das 19 horas, na Ressacada, para chegar à Série A em

ZAP lança novo filme com Cauã Reymond

Em nova fase da campanha publicitária “Só no ZAP você encontra”, o portal imobiliário ZAP, do Grupo OLX, lança seu segundo filme estrelado por Cauã