A Ambev destinou parte dos seus espaços de mídia na TV Globo e em outros meios para a valorização de empreendedores pretos. A campanha “Novembro Preto” é uma ação da companhia para reforçar o compromisso pela equidade racial e promover a inclusão produtiva.
O ecossistema da Ambev é diverso e, entre parceiros e fornecedores, conta com uma base composta por mais de 800 profissionais autodeclarados pretos ou pardos. Somente durante este ano, foram movimentados mais de R$106 milhões em negócios gerados com empreendedores pretos. Recentemente a companhia lançou o Bora, programa com o qual pretende impactar 5 milhões de pessoas, gerando oportunidades de capacitação, emprego e renda.
“A ação Novembro Preto é uma forma de valorizar nossos parceiros, falar de Consciência Negra, ainda mais neste momento de grande audiência, com a grade tomada por Copa do Mundo e Black Friday. O nosso objetivo é gerar oportunidades, por meio da inclusão do nosso ecossistema, influenciando positivamente clientes, fornecedores, consumidores e inspirar a sociedade”, afirma Caio Augusto Miranda Ramos, Diretor de Sustentabilidade da Ambev, executivo responsável pela ação com fornecedores pretos a partir da Aceleradora 100+.
O movimento começou com uma pauta editorial no programa Encontro, oportunidade em que três fornecedores negros da Ambev estiveram presentes para falar sobre a causa e seus negócios junto com os apresentadores Manoel Soares e Patrícia Poeta. Continuando a aprofundar o assunto, um programete exclusivo foi ao ar no dia 25 de novembro, no intervalo do Jornal Nacional.
A pauta também esteve presente em mais dois editoriais, no É de Casa do dia 26 e no Domingão com Huck, do dia 27. Além disso mais quatro filmes que contaram com a presença de quatro empreendedores foram veiculados na grade comercial da Globo.
As ativações, contam com a presença de parceiros reais, integrantes da base de parceiros da Ambev. A campanha “Novembro Preto” foi criada pela Agência Africa e teve filmes e ativações nos programas Encontro com Patrícia Poeta, É de Casa e Domingão com Huck, com inserções do dia 21 até ontem, 27.
Ficha Técnica
Título: Novembro Preto
Agência: Africa
Anunciante: Ambev
Produto: Ambev
CCO: Sergio Gordilho
Direção Executiva de Criação: Rodrigo Marangoni
Direção de Criação: Carol Patrocinio
Criação: Bruno Cavalcante, Murilo Israel, Thomaz Marsiglia e Lorran Schoechet
Conteúdo: André Moraes
Atendimento: Heloisa Pupim, Cindy Fujii
Planejamento: Aldo Pini, Carla Purcino, Mariana Crepaldi
Mídia: Aga Porada, Thiago Martinez, Victor Berto, Carolina Richa, Danilo Santos
Produtora responsável: Sicarios
Produtor agência: Rodrigo Ferrari, Tais Olhiara
Diretor: Nixon Freire
Produtor Executivo: João Luz e Patrick Petry
Line Producer: Rafa Pinto
Direção De Fotografia: Nixon
Atendimento: Babi Kosloff, Ju Bahia, Yuri Fuly
Pós-Produção: Guava Post
Montador: Matheus Tibira e Renan Chagas
Casting: Bruna Palma e Leyla Bethlehem
Prod de Locação: Felipe Sá
Produtora/som: Antfood
Produção Ambev: DraftLine Integrada
Head Produção Audiovisual: Julia Kannebley
Produção Executiva: Caio Baldini
Produtores: Gabi Froemming, Vinicius Rochlin, Anna Sayão