Portal Making Of

Ameaçadas de extinção, efêmeras e aqui, eternas

Glauber Rodram sempre conviveu com arte. Quando criança, observava a sua avó pintar imagens sacras durante as tardes, em um jardim repleto de árvores frutíferas e muitas borboletas. Tempos depois, já crescido e formado em outra área, o paulista nascido em Tupã recebeu a visita de uma delas em sua casa. Era uma espécie de asas amarelas, que rapidamente coloriram os pensamentos do profissional.

Ele passou a pesquisar tudo sobre borboletas. Em um de seus mergulhos profundos, se deparou com uma fragilidade que não imaginava. “Cerca de 40% das espécies estão sob ameaça de extinção. Trazer um ser tão magnífico para o centro do debate climático é uma maneira de despertar e conscientizar as pessoas sobre o quão grave são as alterações do bioma e suas consequências”, diz.

E foi isso que ele fez. Criou o Borboletário e começou a desenvolver peças a partir de uma técnica de macramê chamada fiber emballage, muito utilizada em esculturas têxteis. Uma verdadeira coreografia feita com as mãos! O resultado – um conjunto de obras ricas em detalhes e também em texturas –  pode ser visto exclusivamente na Arte & Sintonia do Shopping Casa & Design.

*****

*****

É amanhã!

O CIC vai tremer com a potência desse encontro musical! E ele querem dividir com você essa experiência de som e poesia. Nesse dia 21 de setembro, 20h30, no Teatro Ademir Rosa – CIC vai rolar o show Há um blues no fim do túnel, com Marcoliva, Cláudio Schuster, uma superbanda e a participação mais do que especial da banda Cores de Aidê.

Além das músicas do álbum Há um blues no fim do túnel e do repertório do Cores de Aidê, o espetáculo terá canções inéditas.

Ingresso antecipado a R$ 60,00, com a doação de 1 kg de alimento não perecível.

*****

Bleu

Azul. Essa foi a cor que se apresentou organicamente para o Bleu Espaço de Leitura, ambiente da CASACOR/SANTA CATARINA Florianópolis 2023, assinado pela arquiteta estreante no evento, Aline Martins, e o já frequent, Michael Zanghelini, que também assina o ambiente “Casa na Floresta”.

Após adaptar o espaço para fazer uma sala de leitura confortável, os profissionais perceberam que seria preciso viabilizar um caminho ondular para o ambiente, reforçando as curvas dos diferentes corpos que formam a humanidade e as ondas azuis do mar. “Buscamos criar sensações e conexão em todo o percurso, instigando um profundo mergulho e encontro consigo mesmo”, conta Aline.

Buscando inspiração no artista neodadaísta Yves Klein, criador do famoso Azul Klein, tanto a arte quanto a literatura foram trabalhadas no contexto do dia a dia, dispostas no primoroso mobiliário escolhido para receber as obras. (Fotos Mariana Boro)

“Acreditamos que a cada dia precisamos de mais conexão com o ambiente onde vivemos, assim, espaços multidisciplinares e funcionais dentro de um mesmo ambiente são essenciais e, ainda, seguem o conceito do novo morar”, observa a arquiteta.

E complementa: “Nosso ambiente é um convite para que as pessoas aproveitem o momento de conexão com a leitura, que nos leva a viajar por tantos lugares”, reflete Aline. Como diz o criador do Azul Klein, “no coração do vazio, assim como no coração do homem, há fogos que queimam”.

Lembrando que a CASACOR/SANTA CATARINA fica em cartaz até 29 de outubro, no antigo hotel Maria do Mar, no bairro João Paulo, em Florianópolis.

*****

Em turnê    Foto Sérgio Cubas

Cláudio Rabeca, uma das atrações do 3º Festival Culturaberta, está em turnê na Europa. Mais precisamente em Paris, onde finaliza a agenda de shows no exterior. Além da rabeca, o instrumentista toca viola de dez cordas, violão, guitarra e percussão.

Para o evento, o músico apresentará um repertório do último álbum “Rabeca Brasileira” e terá como convidados Marcelo Portela, no violão, Vavá Pomar no pandeiro, Guto Cerqueira na zabumba e Eduardo Vidili na caixa. A terceira edição do Festival Culturaberta acontece no dia 30 de setembro, na Matura Floripa, no Campeche. A entrada é gratuita.

*****

Orla + Limpa

No último sábado a Quantum Engenharia promoveu a ação “Orla + Limpa” em um esforço conjunto para conscientizar a população sobre a responsabilidade ambiental que cada um possui em relação à região em que vivemos. A ação ambiental, gratuita e aberta ao público, teve o objetivo não apenas limpar as margens da Beira-Mar de São José, mas também inspirar uma mudança duradoura na comunidade em relação à conservação ambiental. Na foto, os diretores da Quantum Engenharia, Ailton de Souza Junior e Ailton de Souza.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Manualidades no Floripa Quilt

Afonso Franco, que já fez de tudo e acumula técnicas para inspirar trabalhos criativos, confirma sua presença como expositor de tecidos no Floripa Quilt e

Elas no Empreende Brazil 2024

Cada vez mais mulheres se destacam à frente de empresas, seja em negócios fundados por elas ou ocupando cargos mais altos da hierarquia das organizações.

Manualidades no Floripa Quilt

Afonso Franco, que já fez de tudo e acumula técnicas para inspirar trabalhos criativos, confirma sua presença como expositor de tecidos no Floripa Quilt e

Elas no Empreende Brazil 2024

Cada vez mais mulheres se destacam à frente de empresas, seja em negócios fundados por elas ou ocupando cargos mais altos da hierarquia das organizações.