Portal Making Of

Anatel libera sinal 5G para mais 21 municípios de Santa Catarina

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Mais 347 cidades brasileiras foram liberadas para instalação do 5G a partir de 27 de fevereiro. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, em reunião na quinta-feira, 23, antecipar a liberação da faixa de 3,5 GHz nestes municípios. As localidades estão distribuídas em 23 estados.

Em Santa Catarina são 21 municípios beneficiados: Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Garopaba, Governador Celso Ramos, Jaraguá do Sul, Leoberto Leal, Nova Trento, Major Gercino, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São Pedro de Alcântara e Tijucas.

A lista segue com Minas Gerais (50), Goiás (48), Rio Grande do Sul (33), Paraná (32), Ceará (18), Bahia (17), Rio de Janeiro (15), Rio Grande do Norte (14), São Paulo (13), Maranhão (13), Amazônia (12), Piauí (12), Alagoas (11), Tocantins (9), Pernambuco (9), Paraíba (6), Roraima (4), Mato Grosso (3), Sergipe (3), Amapá (2), Rondônia (1) e Pará (1).

Até o momento 487 localidades – 86 milhões de brasileiros (40% da população) – obtiveram a liberação do 5G.

Apesar da liberação, na prática, isso não quer dizer que os municípios já terão o sinal ligado. Para que isso aconteça, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz terão que solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativações de estações de 5G nesses municípios. O prazo para as operadoras ativarem o sinal aos clientes é extenso e obedece um cronograma estabelecido pela Anatel , considerando o número de habitantes das cidades.

No caso de municípios com população igual ou superior a 30 mil habitantes (1.174 municípios), o cronograma de atendimento estabelece por exemplo, metas ano a ano até 2029. Para 2023, até 31 de julho, as empresas terão que ampliar a quantidade de antenas nas capitais dos estados e no Distrito Federal. Pelo compromisso firmado será, no mínimo, uma antena para cada 50 mil habitantes. Com informações da Agência Brasil.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais

O Brasil não é um país para amadores

O principal assunto do domingo foi a invasão do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal por parte de manifestantes de

Destaques da semana no Portal Making Of

Selecionamos aqui os destaques da semana na Making Of. Confira abaixo uma pequena descrição de cada uma e o link para você acessá-la. Anselmo Prada

Inep divulga cronograma do Enem 2023

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou ontem, 2, o calendário deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).