Portal Making Of

Buscas por Páscoa na internet aumentam 50% em 2024, aponta Semrush

Foto: Reprodução/Freepik

Com o fim de Fevereiro e a presença de uma Páscoa antecipada, que, em 2024, acontecerá no final de março, os brasileiros já estão à procura dos tão desejados ovos de chocolate. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a projeção de consumo para a data deve crescer de 13% a 15% em volume este ano, na comparação com 2023. Mas, entre a grande variedade de produtos oferecidos, quais são as exigências dos consumidores? Para entender essa preferência, a Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, produziu um estudo com as principais pesquisas feitas na internet sobre o tema.

Segundo o levantamento, o termo Páscoa foi pesquisado 165 mil vezes em janeiro de 2024, um aumento de 50% em comparação com o mesmo período de 2023 e 82,3% em comparação com 2022. Entre os produtos mais pesquisados, “ovo de páscoa de colher” liderou o ranking, com 12.1 mil buscas, seguido de ovo de páscoa infantil (5.4 mil), trufado (3.6 mil) e caseiro (3.6 mil).

Já em março e abril de 2023, o mesmo termo foi pesquisado 4.48 milhões de vezes, um crescimento de 5.66% em comparação com o mesmo período de 2022.  Entre os produtos mais pesquisados, “ovo de páscoa infantil” liderou o ranking, com 447 mil buscas durante os dois meses do último ano, seguido de “ovo de páscoa de colher” (275 mil) e “ovo de páscoa trufado” (101 mil).

Além disso, a Semrush analisou as marcas que mais atraem os brasileiros quando o assunto é ovo de páscoa. Neste quesito, a Cacau Show saiu na frente e contou com mais de 1.64 milhões de buscas na internet em março e abril de 2023, o que também a fez atingir o pico mensal de visitas do seu e-commerce em 2023. Apenas em março, foram mais de 5.9 milhões de acessos, sendo que a média mensal do ano foi de 2.6 milhões. Em abril, a marca registrou 5.1 milhões de visitantes, somando mais de 11 milhões de acessos nesses dois meses.

 

Tendências de 2024

Os produtos presenteáveis estão cada vez mais em alta para o período da Páscoa. O consumidor está buscando outras opções, além dos ovos de páscoa.

“Chocolates finos, cestas prontas, kits de culinária, arranjos de flores, além de tortas, bolos e colombas pascais. Para a criança, as opções de brinquedos são sempre mais atrativas”,  comenta Antônio Sá, especialista em varejo e sócio-fundador da Amicci.

Para ele, é importante que os varejistas fiquem atentos ao tamanho do desembolso, já que clientes podem buscar presentes com valores menores ou até soluções rápidas para satisfazer a necessidade mais imediata da criançada.

Com a inflação dos últimos anos, o consumidor sentiu o impacto no bolso e responde bem a opções que cabem no bolso com preços que respeitam um limite psicológico, tais como: 9,90; 19,90, entre outros. “Com isso, é interessante inclusive separar esses produtos na loja por faixa de preço”, aconselha Sá.

Segundo Renato Saghi, Diretor Comercial da Daki, aplicativo de mercado e essenciais sob demanda, que nesta Páscoa se uniu à renomada chef pâtissière Carole Crema para lançar, pelo terceiro ano consecutivo, ovos de chocolate de sua marca própria com sabores exclusivos por apenas R$69,90, “a chegada da Páscoa é aguardada não apenas pelos consumidores ávidos por chocolate, mas também pelo setor varejista, que vê nessa data uma oportunidade de impulsionar as vendas. A nossa expectativa é que os ovos sejam vendidos antes mesmo do domingo Pascal, como aconteceu nos dois últimos anos, dobrando as vendas de ovos frente à Páscoa de 2023”, comenta.

 

Confira a lista completa (março e abril de 2023):

  1. Ovo de Páscoa Infantil – 447 mil
  2. Ovo de Páscoa de Colher – 275 mil
  3. Ovo de Páscoa Trufado – 101 mil
  4. Ovo de Páscoa Caseiro – 101 mil
  5. Ovo de Páscoa Recheado – 90 mil
  6. Ovo de Páscoa com Brinquedo – 90 mil
  7. Ovo de Páscoa Barato – 60.2 mil
  8. Ovo de Páscoa Salgado – 32.9 mil
  9. Ovo de Páscoa Zero Lactose – 32.9 mil
  10. Ovo de Páscoa Crocante – 26.9 mil

 

 

Confira quais foram as 5 marcas mais pesquisadas pelos brasileiros e a soma de seus tráfegos mensais em março e abril de 2023:

  1. Cacau Show – 1.64 milhões de buscas – 11 milhões de acessos ao site
  2. Americanas – 225 mil buscas – 103 milhões de acessos ao site
  3. Lacta – 164 mil buscas –  1.7 milhões de acessos ao site
  4. Kopenhagen – 134 mil buscas – 1.9 milhões de acessos ao site
  5. Lindt – 101 mil buscas – 557 mil acessos ao site

 

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

A eliminação de Boninho

A demissão de Boninho na sexta-feira 13, dia da semana em que as grandes empresas demitem funcionários graduados para esvaziar a repercussão no fim-de-semana, inaugurou

Leia mais

Lira adia votação do PL das Fake News

O presidente da Câmara, Arthur Lira, decidiu nesta terça-feira, 2, adiar a votação do Projeto de Lei (PL) 2630, conhecido como PL das Fake News.

Gás de cozinha fica mais barato em SC

Os catarinenses deverão pagar menos pelo gás de cozinha nos dos próximos dias. O botijão de 13 quilos ficará até R$ 8 mais barato: passando