18.5 C
fpolis
18.8 C
fpolis
segunda-feira, 15 agosto, 2022

Caíram os vetos

Últimas notícias

A derrubada dos vetos do Presidente Jair Bolsona às leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo pelo Congresso deve ser comemorada como uma vitória do povo brasileiro. 

Estudo encomendado pelo Ministério da Cultura à Fundação Getúlio Vargas, divulgado em novembro do ano passado, comprovou que a cada R$1 investido em eventos culturais, pelo menos R$13 retornaram aos cofres públicos. Os ataques às leis de incentivo à cultura é um processo mais pautado pela lógica de uma “ideologia política rasa” do que por informação econômica consistente, tendo em vista os benefícios das leis de incentivo sobre a cultura e a geração de emprego e renda para a população. Se o Presidente Jair Bolsonaro de fato quiser se reeleger, ele terá que trabalhar para limpar o rastro de informações falsas que foram propagadas em seus discursos e lives e distribuídas nos últimos anos sobre a lei de incentivo à cultura, em especial a lei Rouanet – a lei mais conhecida do setor. Afinal fake news pode até ganhar uma eleição, mas dificilmente o levará novamente ao Palácio do Planalto.

As leis de incentivo a cultura tem impacto positivo na economia criativa, segmento que reúne cultura, moda, design, arquitetura, artesanato, comunicação, publicidade, entre outras especialidades profissionais, ganhou 814 mil novos postos de trabalho e fechou o período com 7,4 milhões de trabalhadores ocupados, número 12% maior que os 6,5 milhões verificados no primeiro trimestre de 2021. Os dados são do Boletim de Economia Criativa produzido pelo Observatório Itaú Cultural.

Janine Alves
Graduada em Economia e doutora em Gestão do Conhecimento, faz parte do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory), núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Trabalhou como: professora da UFSC e Univali, colunista de economia do Grupo RIC Record (Jornal Notícias do Dia e Ric Record TV) e analista de economia na RBS - TV/ NSC - Diário Catarinense, Consultora de Economia Internacional para a CIP Cosultores – Espanha, Diretora do Escritório do Governo da Galicia/Espanha no Brasil, Diretora de Integração Internacional e Consultora de Economia do Governo de Santa Catarina (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais), etc.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Mais debates agendados com os candidatos ao governo de Santa Catarina

Nessa terça-feira, 16, terá mais um debate entre os principais candidatos ao Governo do Estado de Santa Catarina. A partir...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }