Portal Making Of

Canal direto

Canal direto
Foto: Pixabay

O aumento dos combustíveis criou um canal direto entre o dinheiro que sai do bolso dos consumidores para os cofres do Governo. A política de preços dos combustíveis da Petrobras, vinculada às oscilações dos preços internacionais do produto e a variação do dólar, encheu o cofre do Governo Estadual e de prefeituras com um generoso aumento na massa de ICMS. Isso porque sempre que há aumento no preço dos combustíveis há também aumento da massa de impostos arrecadados, mesmo que a alíquota do imposto não sofra nenhuma alteração. O aumento da arrecadação é uma consequência do aumento dos preços dos combustíveis e não o contrário e Governadores e Prefeitos estão aproveitando essa onda pra entrar 2022 com fôlego financeiro, obras e agrados em dia e melhores perspectivas para as eleições. Enquanto Carlos Móises, Governador do Estado, “agrada a base” com aumentos de salários generosos e privilegiando algumas categorias de funcionários públicos, Gean Loureiro, Prefeito da Capital, anuncia um pacote promocional para as passagens de ônibus. O Prefeito diz que não vai ter reajuste nas passagens de ônibus, como também promete tarifas mais baratas nos horários de menor movimento. Mas não se engane, é o dinheiro público que circula nos dois sentidos sai do bolso dos consumidores e o melhor uso ainda é quando beneficia sem fazer diferença. Lembrando que enquanto Móises dá aumento para categorias de forma diferenciada, apostou na reforma da previdência sem distinção de faixas salariais e numa alíquota de previdência única de 14% até para os salários mais baixos. A intenção dos dois candidatos em potencial ao Governo do Estado é clara, mas os meios usados são bem diferentes.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Troca de Comando

Vanir Zanatta assume a presidência da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina – OCESC, destacando metas de internacionalização e fortalecimento político e institucional.

Troca de Comando

Vanir Zanatta assume a presidência da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina – OCESC, destacando metas de internacionalização e fortalecimento político e institucional.