Portal Making Of

Cenp-Meios: mercado registra investimento de R$ 14,9 bilhões

Dinheiro, Real Moeda brasileira

O mercado publicitário registrou um investimento de R$ 14,9 bilhões nos primeiros nove meses de 2023, o que representa um avanço de 9,8% na movimentação de mídia no país entre janeiro e setembro. No mesmo período do ano passado, o investimento foi de R$ 13,6 bilhões.

Os dados foram apresentados pelo Cenp-Meios com base nas informações de 325 agências de publicidade, ante 316 em 2022 e, de acordo com os indicativos, o percentual de crescimento do mercado em 2023 ficou equilibrado, na casa dos 10%.

Durante o período analisado, o meio que teve o maior investimento foi a TV aberta, com pouco mais de R$ 6 milhões de faturamento e um share de 40,6%. Em seguida, ficou a Internet, com R$ 5,6 milhões e share de 38%. O Top3 é completado pela mídia OOH que obteve R$ 1,4 milhões de faturamento e 9,9% de share.

Ao longo de um ano que começou um pouco devagar para o setor por conta dos eventos do último semestre de 2022 como Copa do Mundo e eleições, com o passar dos meses os indicativos apresentaram melhora gradativa. O desemprego, por exemplo, caiu para 7,7% e o IBGE apontou um recorde de trabalhadores ocupados no país em setembro.

“Importante é constatar que, mesmo diante dos desafios inerentes ao ano, houve um crescimento, as marcas seguem investindo e os veículos e elos digitais buscando alternativas para conexão com consumidores”, afirmou Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp.

Em 2022, o volume total captado pelo painel Cenp-Meios foi de R$ 21,2 bilhões. Todas as informações captadas pelo Cenp para definição do novo painel são acompanhadas pelo CTMI – Comitê Técnico de Métricas e Indicadores – que reúne especialistas e dirigentes representantes de Anunciantes, Agências, Veículos e Elos Digitais. As informações fornecidas pelas agências são aquelas dos PIs efetivamente executados, de forma consolidada por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha acesso a qualquer outra informação de cliente ou veículo. (propmark)

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Opinião debate sobre obesidade e uso de Ozempic

O Opinião desta sexta-feira, 28, fala sobre obesidade e o uso de medicamentos como Ozempic. A atração, apresentada por Rita Lisauskas, debate como funcionam essas “canetas milagrosas”, quais os efeitos

Leia mais

TV Gaúcha x TV Guaíba

Antônio Britto, jornalista, ex-governador e ex-ministro da previdência, colega dos primeiros anos de profissão, lembrou em recente vídeo sua contratação pela TV Gaúcha em 1978.

Destaques da semana no Portal Making Of

Selecionamos aqui os destaques da semana na Making Of. Confira abaixo uma pequena descrição de cada uma e o link para você acessá-la.   Claiton