Portal Making Of

CNN e a má notícia

Foto: Divulgação/CNN Brasil

Não é bom quando a mídia vira notícia da mídia e pior ainda quando ela é negativa. É o caso da CNN Brasil, cujo slogan é “líder em independência”, que foi parar nas nos títulos da semana por uma denúncia feita por jornalistas do canal ao sindicato paulista da categoria.

Segundo eles, desde a chegada do empresário João Camargo à diretoria houve “tentativas inaceitáveis de interferência empresarial no trabalho jornalístico.”  Relataram ainda demissões após reportagens que teriam desagradado membros dos três poderes.

O caso de maior repercussão ocorreu quando a CNN divulgou uma errata da matéria sobre o kit robótica em Alagoas, quando a Polícia Federal teria encontrado dinheiro vivo na casa de assessor do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

A direção do canal teria pressionado os funcionários da redação para que revelassem a fonte da notícia, conforme o sindicato dos jornalistas, “clara tentativa de quebra do sigilo das fontes, base do trabalho jornalístico.”

Diante da repercussão, a CNN divulgou nota reafirmando que “pratica as mais rígidas condutas de éticas jornalística!”

 

Sem questionamentos

Um dos fundamentos do jornalismo é jamais ter a credibilidade questionada.

 

Estranhamento

Fica estranho quando:

– repórter diz que vai dar uma notícia que não gostaria.

Ora, pode parecer que a opinião do repórter é decisiva,

quando a função dele é informar, e não julgar.

– ou repórter diz que algum acidente aconteceu no “Km…”

em vez de quilometragem.Linguagem policial é para a polícia.

 

Crise sem fim

Continuam as repercussões com o fracasso do programa diário de Faustão e os investimentos que a Band precisou fazer para atender o apresentador. Um deles, foi retirar o programa rentável Master Chef do estúdio principal e reformá-lo por 50 milhões de reais para Faustão.

Por causa dos estragos na receita, muita gente foi demitida e recursos diminuídos, entre eles o corte do helicóptero que atendia o programa de Datena. Sem o equipamento, o programa perde um de seus grandes ativos e fica em dificuldade para disputar audiência com a Record com o mesmo perfil de programa. E com helicóptero à disposição.

 

Flagra

Site “O Cafezinho” flagrou na GloboNews informação equivocada de Jorge Pontual  – de Nova York – que associou casas de 15 m2

ao projeto “Minha Casa Minha Vida.” Lula estava assistindo e mandou ligarem para a GloboNews e desfazer a associação. Veja:

A internet não perdoou e alguém chegou a escrever que se não fosse o presidente a emissora estaria dando uma informação equivocada.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Ataque hacker afeta sites de prefeituras de SC

Os sites de algumas prefeituras catarinenses estão fora do ar nesta quarta-feira, 1º, por conta de um ataque hacker no sistema da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

Ataque hacker afeta sites de prefeituras de SC

Os sites de algumas prefeituras catarinenses estão fora do ar nesta quarta-feira, 1º, por conta de um ataque hacker no sistema da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).